Com a chegada do verão, tomar um banho de sol e de piscina torna-se irresistível, consequentemente, é nesta época em que as piscinas dos condomínios ficam mais cheias de banhistas. É o momento em que síndicos e moradores devem ficar atentos às áreas comuns de lazer para que todos possam aproveitar o verão da melhor maneira. Com o grande fluxo de pessoas nas piscinas, é fundamental que a água esteja sempre limpa e pronta para o uso.
Segundo o técnico em tratamento de água da hth, Fábio Forlenza, independentemente da época, as piscinas dos condomínios devem passar por uma limpeza e manutenção frequentes. "Esses cuidados são essenciais para o conforto dos condôminos e visitantes que utilizam a área de lazer, principalmente no verão, quando a procura pela piscina aumenta", explica Forlenza, que também é conhecido como Dr. Piscina.
Manutenção contínua
Leia mais:
Como escolher um bom umidificador de ar para enfrentar o tempo seco
Inverno: Como lavar e secar as roupas de maneira correta
Confira dicas de especialista para deixar a casa limpa e aconchegante no inverno
Compagas orienta sobre cuidados com aparelhos a gás durante os dias mais frios
O cuidado correto de piscinas começa pela verificação do funcionamento do filtro e da bomba. "É preciso que o maquinário esteja em perfeito estado e isso deve ser visto, de preferência, antes da entrada do verão", afirma Fábio Forlenza. Para isso, ele recomenda que o condomínio chame o serviço de alguma loja especializada para fazer a vistoria, que, segundo o técnico, é gratuita na maioria das vezes. O ideal é que essa revisão seja feita pelo menos uma vez por ano.
Já a água exige uma atenção contínua. A limpeza e o equilíbrio dos produtos químicos devem ser verificados periodicamente pelo funcionário do condomínio ou por um profissional especializado em piscinas. O cloro é o responsável pela sanitização e deve ser reposto a cada dois dias, sobretudo nas épocas de calor. "Outro ponto que não pode ser esquecido é o controle do pH, que deve ser feito uma vez por semana, e da alcalinidade, conferido uma vez por mês", ensina Forlenza.
Além do tratamento químico da água, a manutenção física é igualmente importante. A peneiração pode ser feita todos os dias durante o verão. Nela é retirada a sujeira grossa que, normalmente, fica em suspensão, como insetos, folhas, cabelos, restos de comida e outros pequenos objetos. A aspiração deve ser feita a cada dois dias e a escovação de 15 em 15 dias. Recomenda-se que o condomínio tenha acessórios como cabo de alumínio, aspirador, peneira e mangueira. Outra dica importante, segundo o Dr. Piscina, é para o manuseio dos produtos, que não podem ser misturados entre si, com o risco de gerar uma reação química com liberação de gás.
Fábio Forlenza lembra que os moradores também devem ser conscientizados sobre uso de filtros solares, óleos e bronzeadores na piscina. "Antes estes produtos não eram recomendados, por prejudicarem o tratamento da água, deixando-a suja e gordurosa. Por isso, a hth desenvolveu o Eliminador de Oleosidade, que permite aos banhistas entrar na piscina mesmo com óleos e filtros no corpo", alerta Forlenza. Outra questão que vai do bom senso de cada morador é não utilizar a piscina em caso de doença de pele ou outras infecções transmissíveis pela água.
Evite o desperdício
Ao contrário do que muitos pensam, o técnico da hth afirma que é desnecessário realizar a troca da água das piscinas. "Trocar só porque alguém acha que a água está há muito tempo na piscina não justifica, é desperdício. Ao longo de um ano, apenas com o movimento natural das pessoas na piscina e da manutenção toda a água vai sendo renovada gradativamente. Como a água evapora, os banhistas saem molhados ou jogam gotas para fora, a piscina vai perdendo água, que é reposta toda semana para se manter o nível", explica.
Regularmente, a empresa oferece cursos especiais para condomínios e interessados em saber mais sobre tratamentos de piscinas. As aulas, que são ministradas pelo Dr. Piscina, duram cinco horas e são realizadas em home centers e lojas especializadas. Após o curso, o aluno recebe um certificado oficial da hth.