Dicas

Pintura nas cores certas valoriza a decoração

31 jul 2009 às 10:40

A pintura dos ambientes residenciais é um momento muito importante, seja na hora de mudar para a casa nova, seja no momento em que se queira renovar o visual do imóvel já ocupado. A escolha das cores, das tintas e do visual que se quer para o aconchego do lar é muito importante para o ambiente desejado.

A arquiteta Fernanda Pinheiro dá algumas dicas para a pintura, para que este momento não se transforme em um transtorno. De acordo com Fernanda, o primeiro passo é ter em mente o uso exato do ambiente para a escolha do tipo de tinta. "Na hora de pintar a casa hoje em dia existem muitas opções de tintas, cores e acabamentos, tudo depende muito do uso do ambiente que será pintado, do acabamento e do efeito visual que a pessoa deseja para aquele ambiente. Começando pelo tipo de tinta, depende muito do uso e das necessidades do ambiente. Se for um ambiente que tem criança, uma tinta lavável e com secagem rápida, sem cheiro, é a mais indicada", explica a arquiteta.


Para o acabamento do teto, Fernanda sugere uma tinta mais espessa, que facilita a pintura sem o risco de muitos respingos. "No caso de tetos em gesso, existem tintas específicas. Em minha opinião, a tinta não deve ser nem brilhante, nem totalmente fosca. O ideal é usar os tons acetinados, um meio termo".


Cores


As cores têm tanta influência na vida das pessoas que existem até tratamentos que utilizam estes elementos para equilibrar o corpo, como a Cromoterapia. Cada cor traz um sentimento diferente e os tons de diversos espectros podem transformar a atmosfera de um ambiente, ora para um clima mais leve e tranqüilo (no caso dos azuis, roxos e pastéis), ora para um clima mais excitante (como nos exemplos dos laranjas e vermelhos) ou mesmo jovial . "A escolha da cor é muito pessoal e varia muito conforme o gosto e as necessidades das pessoas. A ajuda que nós arquitetos podemos dar é entender qual atmosfera o cliente espera daquele ambiente e orientá-lo seguindo essas regrinhas básicas", diz Fernanda Pinheiro.


Tendências


Falando de moda, os tons neutros são atemporais. Para não ter erro, Fernanda recomenda que se aposte em uma combinação com esses os tons de cáqui, fendi, crus e branco. "Essas cores são tendências fortes que vieram para ficar e trazem um tom acolhedor. Nas cores vivas, eu diria que a moda está nos tons de roxo, uva e berinjela, mas isso não quer dizer que as outras cores estejam em baixa. Não acredito que existam cores que não se devem usar, acredito sim em uma adequação de necessidades", finaliza Fernanda.

Para valorizar um ambiente isoladamente, a arquiteta sugere a pintura de uma parede específica com uma cor forte. Nesse caso, a dica é utilizar, nesta parede, a colocação de um móvel para destacar esse cantinho. Exemplo: pintar uma parede de roxo e utilizar uma poltrona branca, com uma iluminação diferenciada. "Isso dá um toque todo especial à decoração".


Continue lendo