A Blumpa, plataforma de contratação de serviços de limpeza doméstica, listou maneiras práticas de manter os cômodos livres dos pelos que os animais soltam. Afinal, quem tem cachorro ou gato tem sempre aquele rolinho de tirar os pelos da roupa a mão. Fora que o aspirador de pó parece nunca dar conta de deixar o sofá impecável ou o chão livre daquelas 'bolas' de pelo que flutuam pela casa. É normal, mas há dicas que podem facilitar a limpeza dos ambientes e garantir uma casa sempre pronta para receber visitas.
Piso
Uma boa alternativa para retirar os pelos dos pisos e não espalhá-los pela casa é iniciar a limpeza com um aspirador de pó, seguir varrendo o restante da sujeira e finalizar passando um pano úmido numa mistura de água com álcool.
Manta no sofá
Uma ótima opção para quem tem o costume de deixar os animais deitados no sofá é cobrir o estofado com uma manta. Além de poder utilizar várias estampas, você aproveita para dar uma repaginada na decoração da sala.
Limpando o sofá
Outra dica fácil e rápida para limpar o sofá é usar luvas de borracha. Basta molhá-las e passar em cima da superfície para aderir os pelos soltos pelo estofado. Se houver necessidade, repita o processo.
Cama
Muitos deixam o pet subir na cama. Neste caso, a dona de casa deve ficar atenta à higiene do animal e trocar a roupa de cama pelo menos duas vezes na semana.
Cortinas e tapetes
O ideal é realizar a limpeza desses itens pelo menos duas vezes por semana, com um aspirador de pó. A atenção deve ser redobrada para quem tem gatos, uma vez que os felinos costumam usar cortinas e tapetes como arranhadores.
Rolos
Uma dica infalível são os rolos adesivos. Eles são uma ótima opção para quem está com pressa e não tem tempo de focar em uma limpeza mais profunda, além de serem multifuncionais, removendo os pelos das roupas, do sofá, de tecidos em cadeiras etc. Invista nesse utensílio. (Com informações do Terra)