Dicas

Papel de parede é opção para quem busca transformar o ambiente com economia

19 abr 2017 às 15:02

O uso do papel de parede na decoração de ambientes teve um aumento significativo nos últimos tempos, pois, além de ser facilmente aplicado, possui custo acessível, de maneira que favorece projetos mais econômicos, sem abrir mão da estética e do conforto visual proporcionado. O arquiteto consultor, César Augusto Pasquini, explica como é feita a instalação e as possibilidades de aplicação de papéis de parede.

"A maior vantagem ao utilizar o papel de parede é a infinidade de possibilidades que existem no mercado. Existem opções para criar um ambiente mais rústico ou para decorar quartos de bebês, além de possibilitar a criação de ambientes temáticos, como zoológico, aquário ou céu, por exemplo. Assim, é possível decorar o local de acordo com o gosto de cada um", comenta César.


Quanto à aplicação, o arquiteto explica que, geralmente, o papel de parede é instalado em uma parede inteira e, algumas vezes, até em duas paredes de lavabos, salas e dormitórios, por exemplo. "No caso dos papéis de paredes adesivos, é necessário um fundo de tinta, pois, nas maiorias das vezes, a aplicação ocorre somente em uma parte da parede. Já os papéis de parede de tecido, além de decorar, favorecem a acústica dos ambientes", complementa.


O arquiteto ressalta que a instalação é prática e rápida, independentemente da matéria-prima empregada. "Caso o papel de parede seja adesivo, é ainda mais prático, sobretudo quando for aplicado em apenas uma parede. O papel de parede vinílico aplicado na parede toda exige cuidado somente nos recortes e emendas e requer o uso de uma espátula, que deve ser passada sobre a superfície, para evitar bolhas. É tão simples, que é possível aplicar sem contratar mão de obra especializada", afirma Passini.

César ainda dá a dica: "para quem ainda estiver inseguro em fazer sozinho a instalação, há vídeos disponíveis na internet que ensinam as etapas do processo. Mas é muito simples, pois, para uma boa instalação, é importante apenas que a parede esteja lisa e sem rachaduras, furos ou pregos. A manutenção também é prática, necessitando apenas de um pano úmido para a remoção da sujeira", completa o arquiteto.


Continue lendo