Diversas inovações tecnológicas são apresentadas nas feiras high tech ao redor do mundo. As facilidades oferecidas abraçam a casa toda e agora as novidades estendem-se também às paredes. Interruptores, botões, controle remotos... Nada disso será necessário quando esse papel chegar à sua casa. É que os designers norte-americanos da High-Low Tech criaram o Living wall ("parede viva", em português), que será apresentado pela primeira vez na feira New Materiality, em Boston.
A ideia é que a casa possa ser controlada pelo papel de parede. Funções como apagar e acender luzes, controlar o som e até enviar mensagens para amigos poderão ser realizadas por meio de toques na parede. "É um jeito bonito e discreto de enriquecer os ambientes com computação", dizem os criadores do papel de parede.
Digital
Em sintonia com as inovações americanas, os austríacos do estúdio Strukt Design desenvolveram um papel de parede, ainda não comercializado, com listras pretas e brancas iluminadas com projeções de luzes coloridas. Um gerador programado, no estilo refletor, é responsável por dar vida à parede que pode ter tons e estampas alterados da maneira que se preferir. Em casos mais cleans, para um ambiente sem muita informação visual, o cliente pode optar apenas por um papel de parede aromatizado.
Aromas
Outra empresa americana, a Flavor Paper, criou a coleção de papéis aromatizados Fruit Cocktail que, desenhados a mão, trazem mais harmonia com estampas direcionadas. Disponíveis nas versões "Banana", "Cherry Forever" e "Tutti Frutti" os papéis também podem ser encomendados sem o cheirinho. Quer mais? Parte do lucro obtido com a linha vai para a campanha "Human Rights Campaign", que luta pelos direitos humanos.