A arquitetura nos possibilita contar histórias e nos submete a algumas reflexões. Charles Jencks é um teórico de arquitetura americano, paisagista e designer que ganhou destaque fazendo verdadeiras obras de arte inspiradas por fractais, genética, teoria do caos e sólitons.
Charles ganhou uma grande legião de fãs graças a uma obra inovadora, chamada de "The Garden of Cosmic Speculation" ("O Jardim da Especulação Cósmica", em português), que fica na Escócia. Com 25 jardins diferentes, o complexo representa a história da formação do Universo.
O jardins se distanciam do paisagismo tradicional por não serem somente bonitos, mas por provocarem a reflexão sobre a natureza de todas as coisas. O presente ocupa a parte mais alta da área. Os visitantes vão em direção ao passado, ao mesmo tempo que aprendem sobre 13 bilhões de anos de evolução cósmica. Uma cascata conta a história do universo, um terraço mostra a distorção do espaço-tempo causada por um buraco negro, um "Quark Walk" leva o visitante a uma viagem para os menores blocos de construção da matéria, e uma série de acidentes geográficos e lagos lembrando geometria fractal.
Por ser uma propriedade privada, o jardim é aberto à visitação só uma vez ao ano e o dinheiro arrecadado é doado para o Maggie’s Centres, uma instituição que ajuda pessoas com câncer e que foi construída em homenagem à última esposa de Jencks Maggie Keswick Jencks.
Leia mais:
Como escolher um bom umidificador de ar para enfrentar o tempo seco
Inverno: Como lavar e secar as roupas de maneira correta
Confira dicas de especialista para deixar a casa limpa e aconchegante no inverno
Compagas orienta sobre cuidados com aparelhos a gás durante os dias mais frios
Confira as imagens dos jardins decorados por Charles Jencks.
(Fonte: Hypeness)