Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Ar descontraído

Paisagismo dá mais vida a ambientes comerciais

Redação Bonde
14 abr 2011 às 08:26

Compartilhar notícia

- Divulgação/Daniela Sedo
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Ambientes comerciais remetem à rotina, papéis, reuniões, metas e tantas coisas mais. As pessoas passam a maior parte do tempo dentro destes locais, pois em média, as pessoas trabalham ao menos cinco dias por semana, ocupando grande parte do seu tempo. Por isso, é fundamental que o espaço comercial seja agradável e receptivo. Algumas atitudes podem quebrar o gelo e gerar mais rendimento, como colocar um pequeno arranjo com flores em cima da mesa ou espalhar vasos com plantas em recepções, escritórios, salas de reunião, corredores, hall, lojas, showroom, salões, entre outros locais, e também fazer jardins na entrada ou áreas nos arredores do prédio.


Isso contribui também para tirar um pouco o feito ‘selva de pedra’, muito comum em grandes centros, onde impera a poluição sonora, do ar ou visual. A correria do dia a dia, a ausência do natural, do verde, faz com que as pessoas se estressem com mais facilidade. "Nestes locais, as pessoas sentem muita necessidade de ver mais o verde, de estar em um lugar mais arejado, mais agradável, sem tanto cimento, tanto concreto. Olhar para uma planta, levantar de vez em quando para regar, ver nascer uma flor, as pessoas realmente interagem com a vegetação e se sentem bem com isso.", afirma a arquiteta e paisagista Daniela Sedo.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Em ambientes comerciais há boas sugestões de espécies de plantas como aquelas que têm folhagem perene, que demora muito para ressecar, e fica lindo o ano inteiro. "Mesmo quando vai nascer ou vai brotar folhas novas, as mais velhas ainda continuam bonitas e só há necessidade de cortar as velhas para que as novas abram, para que realmente o escritório sempre esteja com aquela cara de impecável de bem cuidado.", destaca a paisagista.

Leia mais:

Imagem de destaque
Avaliação do equipamento

Como escolher um bom umidificador de ar para enfrentar o tempo seco

Imagem de destaque
Confira as dicas

Inverno: Como lavar e secar as roupas de maneira correta

Imagem de destaque
Prevenção e cuidados

Confira dicas de especialista para deixar a casa limpa e aconchegante no inverno

Imagem de destaque
Prevenção

Compagas orienta sobre cuidados com aparelhos a gás durante os dias mais frios


Divulgação/Daniela Sedo
Divulgação/Daniela Sedo


Uma dica fundamental para manter a saúde das plantas dentro de áreas comerciais é evitar colocá-las muito próximas ao ar condicionado, pois o equipamento diminui a umidade do ar. Também devem ser poupadas plantas com folhagens muito pequenas e miudinhas, que caem com qualquer ventinho. "Outras espécies que podem ser usadas são a Lança de seu Jorge, a Licuala, todas as Chamaedoreas, as Peperomias, as Suculentas que são aquelas plantas da família do cacto, a Pata de Elefante, entre outras. Se a empresa tiver ambiente externo vale a pena colocar vasos com plantas bonitas ou flores como a azaléia.", enumera Daniela Sedo.


Mas, ao fazer um projeto de paisagismo para ambientes comerciais é necessário consultar um especialista para que ele oriente quanto ao melhor aproveitamento do espaço. "A escolha de espécies também depende do objetivo, do ambiente e até do clima da região. Recentemente fiz um grande projeto para uma concessionária de carro em Salvador, na Bahia, e utilizei espécies tropicais como, por exemplo, diversos tipos palmeiras; plantas de médio porte como Cycas, Bromélias, Licualas, Heliconias e Alpinias; menores como as Ixoras Rei (vermelha), Coral (rosa) e amarela e como forração, o Roy, mini Roy (espécies da região) e a grama esmeralda.", descreve a paisagista, que além de fazer projetos de paisagismo para empresas e residências em todo Brasil, também oferece o serviço de manutenção de paisagismo em áreas comerciais.

Serviço:
www.danielasedo.com.br


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo