Em meio às milhares de páginas que pipocam na web, eles estão entre as que mais fazem sucesso com os internautas: são os blogs que seguem o conceito "Do it yourself" ( DIY) ou "faça você mesmo", em português.
O movimento se espalhou pelo mundo e cada vez mais ganha adeptos. Com a proliferação de blogs e sites sobre o assunto, o "faça você mesmo" caiu no gosto dos brasileiros, que parecem ter descoberto o charme que ganha uma casa com objetos de decoração feitos pelos próprios donos.
E as criações são bastante variadas para agradar a todos os estilos. Existem sites que se ocupam especialmente de dicas e ideias de decoração para cerimônias e festas de casamento; as fashionistas de plantão podem contar com blogs que ensinam a criar ou customizar roupas de acordo com o que está em alta nas passarelas e quem gosta de cuidar da própria casa ganhou o apoio de tutoriais de DIY para deixar os ambientes ainda mais bonitos, inclusive com detalhes sobre técnicas como pátina, patchwork, fuxico, entre outras.
Em comum, a maioria deles tem a preocupação com a sustentabilidade. Por isso o reaproveitamento e reciclagem de materiais é bastante usual nestas páginas.
Pesquisando, você pode descobrir blogs que ensinam como fazer quase tudo, seja repaginar os ambientes da sua casa, o guarda-roupa e até mesmo construir brinquedos para as crianças no jardim. A seguir, listamos os 15 melhores (e mais apreciados) blogs desse estilo. Não deixe de conferir.
A pernambucana Mirella Luiggi, produtora audiovisual e mestre em semiótica, que também adora cuidar da casa e bater um bolo, segundo ela própria, é a dona desse espaço virtual. Reaproveitamento de objetos velhos na decoração, pintura de tapetes, dicas de limpeza e organização fazem parte do blog. Mirella defende que a vida doméstica seja simples, descolada e divertida.
Também pernambucana, Ana Medeiros cuida do blog e conta com a contribuição do marido. Além de postar ideias e sugestões de decoração bacanas, ela disponibiliza projetos de DIY, como luminária feita de cesta de pão e armário colorido.
O publicitário Eduardo Mendes, revoltado com o monopólio das mulheres nos blogs de decoração, decidiu criar o seu espaço, no qual defende uma decoração bacana, mas com menos "frufru". Panos de prato com estampa de caveira, relógio retrô, decoração de azulejos, ímãs personalizados para geladeira, luminária de copos de café, suporte para violão e mais várias outras ideias totalmente aproveitáveis também por quem é do sexo feminino, estão no blog.
O blog é especializado em dicas de organização, mas, em meio a sugestões para planejar as refeições semanais da família e como organizar as correspondências, a publicitária Thaís Godinho também posta alguns projetos DIY, como nichos de madeira com azulejo, móbile de corações e móvel para guardar discos.
Em 2007, Cris Turek e Marcelo Pereto se mudaram para João Pessoa, na Paraíba, e inauguraram um espaço cultural em que vendiam e expunham peças de artesanato. Hoje o local não existe mais, mas o site é dedicado ensinar o passo-a-passo de peças de artesanato e sugestões de decoração a baixo custo, como objetos com garrafas de vidro recicladas, enfeites de porta, objetos de papel machê.
A americana Martha Stewart é a rainha do DIY. O site (em inglês) da apresentadora de TV é supercompleto e tem dicas de culinária, casamento, jardinagem, animais de estimação e projetos "faça você mesmo". Caixas organizadoras, convites, cartões, soluções de organização, cortinas e até detergentes e produtos de limpeza que podem ser feitos em casa estão presentes no site. Dá para perder horas navegando e colhendo inspirações.
A papelaria Crate Paper, fundada pelos americanos Lisa and Steve Parkin em 2006, conta com um blog com projetos de "faça você mesmo" que seguem a linha vintage romântica. Alguns exemplos: porta-retratos, quadrinhos, álbuns de fotos, embalagens de presentes.
No site é possível encontrar as dicas (em inglês) que são publicadas na revista homônima. Os projetos são maiores: pintura de parede, estêncil para decorar paredes, como instalar pisos, como fazer portas de vidros para armários, etc. Também tem muitas dicas práticas para o dia a dia de uma casa, especialmente de técnicas de consertos.
A blogueira Linda, que se formou em negócios, exercita seu lado criativo no blog, no qual compartilha várias dicas (em inglês) com tutoriais bem explicadinhos. Entre os projetos disponíveis no site, uma estante feita com uma porta, guirlandas, quadrinhos e decorações temáticas de Natal e Dia dos Namorados.
O blog, criado pela americana Jen Larsen, é dedicado a projetos de DIY que vão desde receitas a objetos de decoração. Ela, que é mãe de quatro filhos e dona de casa, dedica seu tempo livre a compartilhar, no site, suas criações, como caixas com tampas forradas de tecido estampado e lembrancinhas para festas e casamentos. Às segundas-feiras, a blogueira também posta uma seleção de projetos de DIY que ela garimpa pela internet.
Este é o blog perfeito para quem quer investir em um casamento personalizado. Lá é possível encontrar convites, tags, plaquinhas, vasos, lembrancinhas e muitas outras ideias que certamente deixarão sua festa inesquecível. O forte do site são as imagens inspiradoras de objetos customizados ou de casamentos reais que seguem esse estilo de decoração.
Especialmente dedicado à reutilização de materiais. Usando de garrafas pet, à madeira e pneus a págima ensina como fazer acessórios de moda e decoração, presentinhos charmosos e brinquedos, além de oferecer dicas de beleza (unhas) e receitas culinárias.
A página da Revista Artesanato ensina como fazer bijuterias, brinquedos, objetos, acessórios e pequenos móveis usando fuxico, EVA, feltro, MDF, papel, reciclagem e biscuit, tudo separado por seções. òtimo para quem pretende jogar fora o mínimo possível e poupar o meio ambiente.
O Superziper é um blog gerenciado por duas brasileiras que fazem de tudo no mundo dos crafts. Com um foco maior na costura e no tricô, o site também traz receitas culinárias, tutoriais de customização, guias de lojas de artigos para crafts e muitas ideias inspiradores para você e a sua casa. No site é possível encontrar duas séries especiais: uma delas sobre o furoshiki – técnica japonesa de dobradura com tecidos – e outra dedicada àquelas que desejam desvendar os primeiros passos do tricô.
Para quem gosta de vestidos, esse blog está repleto de ideias bacanas. Além do diferencial de trabalhar apenas com uma modelagem, a autora cumpre o desafio de refazer vestidos – bordando, costurando, pregando botões, agregando acessórios – com apenas 1 dólar por dia. (Com informações do O Globo e Toda Ela)