O verão é a estação em que o consumo de água e energia costuma subir muito. No entanto, é possível sobreviver aos dias quentes de um jeito mais sustentável. O site CicloVivo separou 11 dicas simples para o dia a dia para ajudá-lo a se refrescar sem causar maiores impactos ao meio ambiente. Anote tudo e coloque em prática já!
1. Troque o ar-condicionado pelo ventilador ou climatizador
Por mais que o conforto térmico oferecido pelo ar-condicionado seja muito mais atrativo, o seu consumo energético é justamente o oposto disso. Segundo dados da Eletrobrás, um aparelho de ar-condicionado pode consumir de 120 a 240 kWh de energia, enquanto um ventilador de teto gasta apenas 28,8 kWh. O ventilador de chão é ainda mais econômico, ficando na média de 15 kWh. Outra opção econômica é o climatizador.
2. Melhore a eficiência do seu ventilador
Um jeito simples de usar o ventilador para dar uma refrigerada no ambiente é colocando água ou gelo próximo ao aparelho. A sugestão, para evitar o desperdício de água, é utilizar garrafas para fazer gelo, colocá-las em frente ao aparelho e quando derreter, reaproveitar essa água para o próprio consumo ou repetir o congelamento.
3. Prefira alimentos frescos
Em dias muito quentes o próprio organismo não costuma reagir bem a comidas pesadas ou com muita gordura. Por isso, aproveite para comer muitos vegetais frescos e frutas. Além de hidratar e refrescar, eles são muito mais práticos e vão poupar horas de cozinha em frente ao fogão quente.
4. Desligue o sistema de aquecimento do chuveiro
Existe jeito melhor de se refrescar do que tomando um bom banho? Já que está calor, tome banhos frios. Isso ajuda a economizar muita energia e ainda evita que você saia do chuveiro já suando novamente.
5. Invista em uma garrafinha com spray
Troque os banhos excessivos por uma garrafinha com um spray. Assim, em momentos de muito calor, bastam algumas borrifadas no rosto ou na nuca para refrescar o organismo. O gasto de água desta opção é ínfimo em relação ao chuveiro e você também pode usar uma água geladinha para deixar ainda melhor.
6. Mantenha as portas e janelas abertas
Para aproveitar a ventilação natural, a melhor alternativa é deixar o máximo de espaço possível para que o vento entre e circule dentro de casa, mesmo durante a noite. É lógico que é necessário manter as portas fechadas à noite, mas as janelas - desde que tenham grades - devem permanecer abertas. Deixe as janelas abertas também durante o banho, para evitar que o calor se acumule no espaço do boxe ou por todo o banheiro.
7. Use toalhas úmidas na hora de dormir
Se o calor está tão intenso que tem feito você perder o sono, talvez seja a hora de apelar para uma técnica antiga e eficiente. Use uma toalha úmida para se cobrir durante a noite. Enquanto ela seca, ajuda a resfriar o corpo e a dar mais conforto para um sono tranquilo. Isso também pode ser feito com pequenas toalhas de rosto, colocadas sobre a testa ou nuca.
8. Hidrate-se
Tenha sempre líquidos à mão, mas isso não significa beber refrigerantes. Apesar de serem saborosos e, quase sempre, geladinhos, eles desidratam o corpo. Portanto, abuse da água e de sucos naturais.
9. Prefira os andares inferiores
Se você mora em um sobrado ou em prédio, tente passar o maior tempo possível nos andares inferiores. Por um princípio científico, a tendência é de que o ar quente suba, enquanto o ar frio desce. Assim, em prédios ou casas, além do sol bater com mais intensidade nos locais mais próximos ao telhado, o calor também tende a se alojar nesses espaços.
10. Evite sair em horários com o sol muito forte
Sempre que possível, evite ir às ruas quando o sol está muito alto e forte. Organize sua rotina para que, principalmente as atividades físicas, sejam feitas na primeira parte da manhã ou depois das 17h, quando o sol começa a enfraquecer.
11. Tenha sempre uma sombrinha
Se sair no sol é a única alternativa, tenha sempre uma sombrinha em mãos. Ela é sempre uma ótima aliada para passeios na rua e também pode ser a salvação caso venha uma tempestade de verão de surpresa. (Fonte: Ciclo Vivo)