Dicas

O grande segredo para um festa bem sucedida é fazer uma lista

02 mar 2017 às 14:20

Um festa bem sucedida depende de muitos elementos, alguns controláveis, outros não. O importante é se planejar para que tudo o que possa fazer da festa, seja em casa ou em um salão, um tremendo sucesso e, um planejamento pode até ajudar na hora de contar os gastos.

Para que tudo fique bem certinho, o primeiro passo é fazer uma lista, é preciso definir algumas coisas básicas. Por exemplo a data e a hora são o mais importante para começar a pensar em um festa. Alguns dos aspectos não controláveis fazem parte desta etapa. O clima e a temperatura, por exemplo devem ser levadas em conta.


Festas ao ar livre ou em lugares fechados dependem muito da primeira etapa, que depois de realizada, é o pontapé perfeito para começar a se organizar. Se a festa for temática, o tema deve ser também uma das primeiras coisas a serem definidas, assim fica muito mais fácil na hora de comprar ou fazer os preparativos.




O número de convidados também faz parte do processo inicial de planejar um festa, antes dos comes e bebes, é preciso saber quantas pessoas vão estar presentes, por isso, além da lista de convidados, certifique-se de que haja um sistema de confirmação de presença.


Em seguida, é preciso que a partir do número de convidados, se calcule a quantidade de comida. Este passo é muito importante, pois há muitos casos de grande desperdício. O que acontece é que, normalmente, o anfitrião fica com medo de faltar algo, por isso acha que sempre deve pedir muito mais comido que o necessário.


Isso não é necessariamente verdade, o desperdício pode ser evitado facilmente com o cálculo de número de convidados, presenças confirmadas e a quantidade de comida e bebida. Além de evitar o desperdício, evita que se fique a semana inteira comendo restos da festa. Caso sobre muita comida, certifique-se de se livrar dela de foma consciente, por exemplo, doando para instituições que precisam.


Se a festa for temática ou para crianças, é sempre bom planejar algumas atividades (lembrando que para adultos também pode ser divertido), como brincadeiras ou jogos. As variedades e possibilidades são muitas, que não querem muitos gastos dispensáveis, como contratar um animador, por exemplo. Se o orçamento for ficar apertado, é perfeitamente possível chegar a algumas ideias sem precisar mexer no bolso, então seja criativo!




Caso a festa demande ou então o anfitrião queria dar alguma lembrancinha, este item também pode ser planejado para que não fique caro. Se for alguma coisa que deve ser encomendada, é sempre bom lembrar que deve ficar pronto antes da festa, evite entregas na data do evento. Caso seja algo mais simples, a internet está cheia de dicas e boas ideias de Faça Você Mesmo.


A decoração e a música devem ser muito bem pensadas e combinadas. Uma pode muito bem ter a ver com a outra. Acenda sua criatividade, procure em lojas, pesquise, converse com quem já fez uma festa por conta própria e se divirta escolhendo a decoração. Casas de festas que já vêm com tudo pronto, podem ter resultados lindos, mas normalmente são muito mais caros e genéricos. O trabalho pessoal ou personalizado fica muito mais bonito e especial.



Por fim, uma das coisas mais importantes para um evento é registro. Certifique-se de ter alguma fonte de produção de fotos e vídeos, seja uma pessoa contratada, alguém da família e até você mesmo!


Continue lendo