Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Inovadores

Novos jardins focam a preservação do meio ambiente

Folha Casa & Conforto
09 nov 2009 às 12:04

Compartilhar notícia

- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Impossível não sentir paz e tranquilidade estando em contato com a natureza. Poder levar um pouco das boas vibrações que as plantas nos transmitem para o quintal de casa é o desejo de muita gente. Cada vez mais os projetos residenciais reservam um espaço de destaque para o jardim, que é elaborado e cuidado com a mesma atenção dada a qualquer outro ambiente.

Exemplos de boas ideias para áreas externas foram apresentados durante a mostra Minha Casa & Meu Jardim, uma das atrações da 28ª edição da feira Expoflora, considerada a maior exposição de flores e plantas da América Latina, que aconteceu em Holambra (SP), no mês de setembro. Dentre as propostas, o uso de espécies nativas e materiais reaproveitáveis.

A mostra reuniu 20 ambientes com projetos diferenciados de jardins assinados por 50 profissionais, entre paisagistas, decoradores, designers e agrônomos. Em cada espaço foram criados jardins inovadores, com as últimas tendências do paisagismo mundial. Usando as variedades de flores e plantas produzidas pelos produtores de Holambra e região, os espaços primam pelo bem-estar e pela qualidade de vida.


Paisagismo Inovador - A designer de interiores e paisagista Iara Kílaris apostou na explosão de cores na montagem do espaço que ela projetou, visando estimular todos os sentidos sensoriais dos visitantes com cores diversas e formas orgânicas. O jardim reúne várias espécies de plantas que têm como principal característica a coloração com ênfase para os tons marcantes.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Divulgação
Divulgação


Cinema no Jardim - Materiais ecologicamente corretos como madeira certificada e fibra natural compõem o espaço criado pela paisagista Agnes Barretto Dias e pelo agrônomo Roberto Barretto Dias Filho, com a caracterização de um ambiente de transição entre a Mata Atlântica e o Cerrado Paulista. As espécies usadas foram o butiá, palmeirinha-de-bambú, canafístula, jequitibá branco e árvores originárias do Cerrado.

Leia mais:

Imagem de destaque
Avaliação do equipamento

Como escolher um bom umidificador de ar para enfrentar o tempo seco

Imagem de destaque
Confira as dicas

Inverno: Como lavar e secar as roupas de maneira correta

Imagem de destaque
Prevenção e cuidados

Confira dicas de especialista para deixar a casa limpa e aconchegante no inverno

Imagem de destaque
Prevenção

Compagas orienta sobre cuidados com aparelhos a gás durante os dias mais frios


Divulgação
Divulgação


Família no Quintal - O projeto assinado pelo engenheiro agrônomo e paisagista Paulo Van Den Broek e pela paisagista Maristela Van Den Broek usa quatro variedades de trepadeiras: a madressilva e o jasmim, que propiciam um odor agradável com floração o ano inteiro; a pandoreia, que também floresce boa parte do ano; e o clerodendron, que se destaca pelas flores exuberantes. Para completar, móveis e piso feitos com madeira de restos de construção.


Divulgação
Divulgação


Pátio Contemporâneo - Com plantas ornamentais típicas das regiões áridas, nas quais predomina a baixa incidência de chuva, a engenheira agrônoma e paisagista Cintia Rua compôs um jardim com diversas espécies de cactos, como o parafuso, o almofada de sogra, o coroa de frade e as 100 unidades de gleistocactus amarelo. O contraste das cores fica por conta da centena de echeverias afinis, para as kalanchous vermelhas e para os mandacarus azuis.


Divulgação
Divulgação

Refúgio dos Amigos - O jardim projetado pela paisagista Silvia Maretti, com a colaboração dos arquitetos Lia Brasi e Henrique Cardoso, reúne vários equipamentos de lazer e relaxamento: a piscina com cromoterapia e hidromassagem e o gazebo e o deck confeccionados com madeira certificada. O mobiliário é de fibra sintética e a lareira a gás. As principais plantas utilizadas são a palmeira azul, a zâmia, a cica e o cacto-macarrão, que foi usado na parede como alternativa ecológica em substituição ao xaxim, além da palmeira triangular e do bambu mossô.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo