Um sofá estampado com cenas de filmes, uma parede revestida com imagens ou então uma persiana com fotos da família. Essa liberdade de criar e inovar ambientes, imprimindo imagens em qualquer superfície, faz dessa técnia uma novidade na decoração de interiores.
Desejada por arquitetos e decoradores há muito tempo, a técnica agora está ao alcance das mãos, ou melhor, das máquinas. Quem teve a oportunidade de visitar a 12ª MDI Haus Innen de Londrina conferiu a Cozinha assinada pelos arquitetos Wagner Donadio e Nathália Montans, que ganhou um charme a mais com a parede de cerâmica que reproduz a Moça com Brinco de Pérola, tela do holandês Jan Vermeer (1632-1675).
"Funciona como um papel de parede sofisticado e substitui a técnica de plotagem. Além disso, permite usar e abusar da criatividade", explica Donadio, que acompanhou o processo de impressão. "As placas de cerâmica foram impressas uma a uma e depois, montadas como um mosaico", conta.
Outro ambiente que também encheu os olhos e mexeu com a curiosidade das visitantes foi o Quarto da Jovem, projetado pelos arquitetos Henrique Rainato, Paula Viotto e Camila Forbeck. A imagem impressa diretamente nas portas cortadas a laser, foram um apelo estético para valorizar o pequeno espaço. "A técnica oferece exclusividade ao cliente. Além disso, o acabamento é perfeito, não descola e o que é melhor, substitui objetos decorativos. É uma novidade que agora invade as residências", afirma Rainato.
Leia mais:
Como escolher um bom umidificador de ar para enfrentar o tempo seco
Inverno: Como lavar e secar as roupas de maneira correta
Confira dicas de especialista para deixar a casa limpa e aconchegante no inverno
Compagas orienta sobre cuidados com aparelhos a gás durante os dias mais frios
Essa versatilidade da técnica mexe com o imaginário das pessoas. A constatação é de Wilson Maeda, proprietário há 14 anos da Macroimagem, empresa pioneira no estado em impressão digital. "A tinta que utilizamos é livre de metais pesados. Isso mostra que além de oferecer qualidade, também nos preocupamos com o meio ambiente", diz. Segundo Maeda, o serviço, que antes era procurado somente por empresas, agora também se estende a particulares. "É possível imprimir imagens em qualquer superfície plana e rígida. A única restrição é com tamanho do material, que deve ter medidas adequadas á máquina", afirma.