Alta definição é a palavra-chave para a nova geração de porcelanatos apresentados na mais recente edição da Expo Revestir (Feira Internacional de Revestimentos), realizada no início deste mês, em São Paulo. Cada vez mais personalizado e com novas propostas, o revestimento porcelânico busca diferencial nos detalhes: relevos característicos de peças naturais como mármore, granito e marfim, e texturas próprias dos papéis de parede.
Além das novidades estéticas, os lançamentos na área também mostraram versatilidade no tamanho. Para atender a um leque maior de propostas em decoração e se aproximar de formatos tradicionais, as empresas têm aumentado o investimento em peças com novas medidas, como o modelo de 20 cm x 1,20 cm, da Portinari.
Porcelanato reproduz o efeito de madeira
A marca também apostou na impressão digital para desenvolver a linha Wallpaper HD, com estampas (e até texturas) típicas de papéis de parede. Ainda sob a ótica da reprodução, os destaques foram para os revestimentos porcelânicos que imitam metais oxidados e pisos cimentícios. Na linha Eco Náutica, da Portinari, a aposta foi usar aparência da madeira de embarcações antigas, o que resultou em um efeito rústico e com leve brilho molhado.
Leia mais:
Como escolher um bom umidificador de ar para enfrentar o tempo seco
Inverno: Como lavar e secar as roupas de maneira correta
Confira dicas de especialista para deixar a casa limpa e aconchegante no inverno
Compagas orienta sobre cuidados com aparelhos a gás durante os dias mais frios
Porcelanato ondulado
O uso de texturas nos modelos contribuiu para aumentar o grau de aderência. No porcelanato acetinado da Lanzi, na linha Ecodeck, a aparência de madeira ganhou ranhuras que melhoraram o escoamento de água, tornando a peça antideslizante. Outro destaque foram os revestimentos importados da Apavisa. Na linha Art Concept, a superfície das peças pode ser ondulada de cinco maneiras diferentes.