Depois de acumular tantos exemplares de livros e CDs, chega a hora de organizar isso em casa. Afinal, de nada adianta ter uma raridade se não souber onde ela está. Ou, ainda, querer ouvir aquela música especial e não encontrar o disco. Para acabar com isso, veja dicas de profissionais da organização residencial sobre como deixar sua estante igual a de uma livraria.
Uma opção para encontrar uma maneira de ordenar as coisas de casa é contratar uma empresa especializada no assunto. Profissional novo e diferenciado, o personal organizer (ou organizador particular) é aquele que tem conhecimento técnico para otimizar o espaço interno das residências.
Patrícia Damiani é personal organizer e montou uma empresa do ramo em Porto Alegre. A Ordenare é pioneira no Rio Grande do Sul e, além de oferecer os serviços de organização para casa, promove cursos para que os próprios clientes dêem um fim à sua bagunça.
Leia mais:
Como escolher um bom umidificador de ar para enfrentar o tempo seco
Inverno: Como lavar e secar as roupas de maneira correta
Confira dicas de especialista para deixar a casa limpa e aconchegante no inverno
Compagas orienta sobre cuidados com aparelhos a gás durante os dias mais frios
Segundo Patrícia, 60% da casa está envolvida com roupa e afins, desde vestuário até roupa de cama, e 40% fica para as outras áreas, como armários da cozinha, da área de serviço ou mesmo aquele quarto já destinado para a bagunça de objetos que não se usa mais. "Cada coisa tem que ter o seu lugar, não pode misturar tudo. A casa tem que ser como se fosse a loja onde vamos comprar", observa. Sendo assim, a organização da casa tem que ser por etapas, por segmentos.
O grande desafio de arrumar as estantes é facilitar a procura do objeto. "A pessoa tem que encontrar o que procura dentro de casa em sete segundos. Se não encontra, está com problemas na organização", garante Patrícia.
Veja algumas dicas para organizar seus livros e CDs:
Analise o que realmente importa: a personal organizer diz que um dos problemas na hora da arrumação é que as pessoas não descartam o que é desnecessário e que 45% de qualquer organização precisa disso. "É preciso perder o apego", completa. Além disso, ela dá a dica para que a pessoa divida em caixas o que pode ser doado e o que deve ir para o lixo. Só então os objetos restantes devem ir para a estante.
Escolha como ordenar: o correto, segundo a profissional, é dispor de livros e discos em ordem alfabética, para facilitar a procura. O problema dessa ordenação é que pode acabar em uma quebra de harmonia, pois alguns exemplares são maiores ou mais altos que outros. Então, se não forem muitos e a intenção é ter uma estante bonita, podem ser colocados de acordo com o visual, por tamanho ou cor.
Posicione o móvel corretamente: leve em conta a iluminação e a ventilação do ambiente. Livros são muito sensíveis à luz e umidade. É um cuidado necessário para não ter aquele exemplar de estimação estragado.
Elimine caixinhas desnecessárias: hoje em dia, é muito comum o uso de cases, embalagens especiais para guardar os CDs. A não ser que a caixinha original seja tão importante quanto a mídia em si, agrupe todos os títulos em um mesmo case. Eles ocupam menos espaço e são ideais para proteger os discos.
Mantenha a ordem: a partir do momento em que tudo estiver no seu devido lugar, sempre depois de retirar algo da estante recoloque na posição original. Mexer sem cuidado pode arruinar todo o trabalho anterior.