Na época mais quente do ano as pessoas querem tornar os ambientes mais agradáveis, principalmente quando se trata da própria casa. Com isso, plantas e flores se tornam itens indispensáveis para colorir, perfumar e deixar o interior ou o quintal de uma residência muito mais fresco e aconchegante.
Para quem planeja dar um toque especial no ambiente familiar, o ideal é optar por flores que necessitem de muita luz e pouca água. "Se o objetivo é tornar o ambiente mais leve, relaxante e bonito, a lavanda é uma boa pedida. É uma planta que se desenvolve melhor em solos arenosos, requer muita luz e água, pelo menos três vezes por semana", sugere Bruno José Esperança, gerente geral da Esalflores. "Uma flor perfeita para o verão é a tagetes. Além de necessitar de muito sol, pode suportar altas temperaturas", detalha Esperança.
No entanto, ele lembra que existem exceções. A orquídea, uma flor que chama a atenção pela sua beleza, é ideal para dar um toque elegante ao lar, mas exige cuidados diferenciados. "A recomendação é colocá-la próxima de uma janela orientada para o sul, distante das radiações de sol durante os dias de calor, pois pode prejudicar a planta", orienta.
Por outro lado, se a ideia é colorir o ambiente, a açucena tem uma variedade de cores e podem chegar a ser tão diferentes entre si que três espécies distintas já garantem uma bela decoração. No entanto, Esperança alerta que a terra deve estar fresca e não pode receber sol diretamente. "Outras boas opções para o verão são o jacinto e a bromélia", orienta.
Suculentas
Plantas exóticas, de coloração viva e com uma aparência graciosa devido as suas folhagens gordinhas, as suculentas são outra ótima opção para decorar a casa ou o jardim, agregando beleza e praticidade. São ideias para quem não tem espaço em casa e nem tempo para cuidar. Originárias da África, essas plantas aguentam passar o dia todo expostas ao sol sem sofrer danos.
Com mais de 12 mil espécies pelo mundo, as suculentas podem apresentar flores vistosas, cores diferenciadas ou formatos exóticos, como a planta pedra, que ganhou esse nome pela sua aparência de pedregulhos.
Pouca água e um solo rico em nutrientes: isso é tudo o que essas plantas precisam. A preparação de solo perfeito para as suculentas consiste em três partes de areia para uma de terra vegetal (só depois da mistura pronta acrescente o adubo orgânico). A rega deverá ser feita de maneira espaçada, o excesso poderá apodrecer as raízes das plantas e matá-las. No verão, uma vez por semana é suficiente.
Na mesma medida que essas plantas não gostam de água elas amam o sol, de fato muitas espécies de suculentas precisam de pleno sol para sobreviver. Para que não exista erro na quantidade de sol que você deverá oferecer pergunte sempre ao florista qual a espécie que você está levando e compare com as informações abaixo:
Grupo 1 - Pleno sol: Kalanchoe tyrsifolia;
Grupo 2 - Meia sombra: Echeverias, Crassulas;
Grupo 3 - Sombra: Zamioculcas, Rhipsalis, Haliora, Gasteria, Haworthias.