A Mostra de Paisagismo e Jardinagem Minha Casa e Meu Jardim da edição 2008 da Expoflora apresenta o trabalho de 35 profissionais de várias cidades de São Paulo (Artur Nogueira, Campinas, Cosmópolis, Engenheiro Coelho, Holambra, Indaiatuba, Mogi Mirim, São Paulo, Valinhos e Vinhedo), que assinam 20 ambientes distribuídos em uma área de 9 mil metros quadrados. A maior exposição de flores e plantas ornamentais da América Latina será realizada de 28 de agosto a 21 de setembro.
Este ano, seguindo o tema da Exposição de arranjos Florais, Flores, Tempo e Ecologia, os profissionais foram orientados pelos organizadores da Mostra, Ana Rita Gimenes e Ralph Dekker, a priorizarem conceitos, idéias e materiais ecologicamente corretos em seus projetos de paisagismo, arquitetura e decoração.
O resultado é a apresentação de uma série de soluções encantadoras para pequenos, médios e grandes espaços, nos quais mais de 200 empresas apresentam muitas novidades para o mercado nacional, além de formas alternativas de utilização de seus produtos. Maior qualidade de vida, bem estar e preservação do meio ambiente são os focos centrais da Mostra de Minha Casa e Meu Jardim 2008, conceituada como grande vitrine para o segmento de paisagismo e jardinagem.
A partir de hoje, e ao longo do evento, você vai conhecer através do Portal Bonde, todos os ambientes da Mostra de Paisagismo e Jardinagem Minha Casa e Meu Jardim.
Para começar, confira o ambiente 'Jardim da Casa de Praia', dos paisagistas Ricardo Caporossi Junior (Holambra), Silvia Maretti (Mogi Mirim) e Luciano Simões (Campinas). O projeto teve apoio de José Reinaldo de Melo (produtor de plantas ornamentais da Palmeiras Holambra).
Proposta
Esse espaço foi criado para uma casa de veraneio, na praia. Trata-se de uma área de convívio familiar e amigos. A proposta é permitir a reunião dos jovens surfistas enquanto seus pais preparam drinks no bar da varanda, à beira-mar, ou deliciosos almoços com cardápio da culinária caiçara.
Construção
A rede de bambu, ombrelones e espreguiçadeiras complementam o clima de maresia. Com a areia os paisagistas criaram belíssimas dunas para nos remeter ao ambiente praiano.
Flores e plantas ornamentais utilizadas
Para o paisagismo foram utilizadas samambaias, bromélias variadas, bananeiras, palmeiras e diversas pandanus, planta de grande efeito ornamental, apropriada para ambientes, tanto interno como externo.
Suas longas raízes aéreas junto ao caule e bem acima do solo atraem pela beleza exótica. Plantadas em vasos são muito decorativas pelas folhas que desenvolvem espiraladamente. Os pandanus produzem flores com suaves fragrâncias. Atualmente podem ser vistas em shoppings e em ambiente internos de residências com amplos espaços e em cenários de telenovelas (Duas Caras, da Rede Globo, por exemplo).
Nesse ambiente também pode ser admirada a palmeira solitária, de origem australiana, adequada para cultivo em vasos, na fase de juventude, para decoração de interiores. Na fase adulta é ótima para paisagismo de jardins e exteriores. Essas palmeiras podem ser plantadas isoladamente, em grupos ou
fileiras.