Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Coberturas em dia

Manutenção garante beleza e durabilidade ao telhado

Erica Shimamura - Folha Casa & Conforto
07 abr 2010 às 12:33

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Feitos para proteger a casa das chuvas, ventos e da insolação, os telhados são parte importante de um projeto, e por isso requerem cuidados para sua manutenção e aumento da vida útil.

Na opinião do engenheiro Abel Scripes, quanto mais simples for o telhado, menos trabalho o morador terá com sua manutenção, pois o projeto apresentará poucos pontos críticos, que são os locais onde podem ocorrer infiltrações de água e sujeira. ''A maioria dos telhados são compostos por duas águas (faces), e a vantagem é que exigem poucos cuidados'', explica.

O projeto da casa construída em São Paulo privilegiou aspectos como leveza e segurança para a cobertura. Quando o proprietário percebeu o resultado, decidiu aumentar a inclinação do telhado para aproveitar o sótão. Telhas da linha Standard Blue, da TC Shingle

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade



Já as coberturas divididas em várias águas apresentarão maior número de pontos críticos, e consequentemente exigirão mais atenção ao longo dos anos, além de serem mais difíceis de construir. ''Quem se preocupa com a estética da casa vai investir em um telhado mais elaborado. O aspecto ruim é que exigirão mais atenção'', ressalta.

A dica do engenheiro Antonio José Scripes é fazer uma inspeção no telhado uma vez ao ano, providenciando a limpeza da calha. A pessoa responsável pelo trabalho deve ser um calheiro ou telhadista, que vai olhar também se existe algum problema mais grave para decidir se será necessária a manutenção. ''A melhor época do ano para limpar a calha é no outono e no inverno, por serem estações de poucas chuvas'', avisa. As inspeções mais minuciosas podem ser feitas a cada cinco anos. É importante verificar nessas análises se há telhas soltas ou goteiras dentro de casa.

Casas do tipo caixote, avisam os engenheiros, são as que mais sofrem com o acúmulo de sujeira e folhas, por terem um madeiramento de baixa inclinação. ''É preciso observar também se na vizinhança há muitas árvores por perto. Algumas folhas pequenas acabam grudando na calha, causando entupimento, por isso exigem mais cuidados com a limpeza para evitar transtornos na época das chuvas'', explica Antonio Scripes.

Leia mais:

Imagem de destaque
Avaliação do equipamento

Como escolher um bom umidificador de ar para enfrentar o tempo seco

Imagem de destaque
Confira as dicas

Inverno: Como lavar e secar as roupas de maneira correta

Imagem de destaque
Prevenção e cuidados

Confira dicas de especialista para deixar a casa limpa e aconchegante no inverno

Imagem de destaque
Prevenção

Compagas orienta sobre cuidados com aparelhos a gás durante os dias mais frios



A reforma da residência em Curitiba substituiu as telhas germânicas pelas Gothik 2 Tone Green, da TC Shingle

Publicidade



O madeiramento do telhado também é outra estrutura que precisa ser verificada. Segundo Antonio Scripes, os modelos mais antigos eram construídos com madeiras nobres, que garantiam maior durabilidade. ''Atualmente são utilizados materiais de segunda linha, que com o tempo acabam deformando'', avisa. ''A possibilidade de o telhado entortar é maior. As infiltrações podem ocorrer com mais frequência nos dias de chuvas de vento''. A explicação para a queda na qualidade está no aumento do preço da madeira e na escassez do insumo nas regiões mais ao sul do país, explica o engenheiro. ''Por isso recomendo o uso do eucalipto para fazer o madeiramento, que é bastante resistente, vem de florestas renováveis e tem custo 15% menor''.

Para quem se preocupa com o visual da casa, os telhados contribuem em grande parte com a beleza da fachada de uma residência. E como o acúmulo de sujeira no telhado é inevitável, uma boa alternativa é providenciar a limpeza das telhas. ''As microfissuras nas telhas acumulam sujeira e vão escurecendo o telhado. Para manter a cor original éindicado lavar as telhas a cada três anos e depois impermeabilizá-las, ou ainda providenciar a pintura com tinta de boa qualidade para garantir maior durabilidade'', indica Scripes. Uma outra forma de manter o telhado com a cor original é investir em telhas cerâmicas esmaltadas, que não sofrem alteração de cor ao longo dos anos, apresentam mais brilho e exigem menos manutenção.

Telhas

Segundo os engenheiros, os modelos cerâmicos são os mais utilizados no Brasil, embora as telhas feitas de outros materiais ganhem mercado a cada ano. ''Para quem quer economia, as telhas cerâmicas são as melhores, porém o encaixe não é perfeito, pois elas entortam um pouco com o tempo'', avisa Antonio Scripes.



As telhas Gothik 2 Tone Blue, da TC Shigle, cobrem o telhado de várias águas da casa localizada em Chapecó, Santa Catarina

''As telhas de concreto proporcionam melhor encaixe, todas as peças são perfeitas e apresentam coloração mais homogênea. Elas são mais caras, mas pedem menor quantidade'', pondera o engenheiro.

Outra característica da telha cerâmica é que absorvem menos calor, garantindo bom isolamento térmico. Já as peças feitas em concreto não são tão eficientes neste quesito, por isso a dica é optar por cores claras.

As telhas de alumínio são indicadas para as casas do tipo caixote, pois não aparecem e têm custo menor, além de garantirem rapidez na instalação. ''Não quebram, é possível andar por cima sem danificá-las'', diz o engenheiro.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo