Elas podem até ser uma 'mão da roda' na hora de lavar a louça suja após o jantar, mas como todo eletrodoméstico precisa de cuidados de limpeza e higiene. Mesmo sendo um utensílio criado para limpar, onde corre até água quente, as lavadouras de louça podem guardar surpresas desagradáveis capazes de prejudicar a saúde de sua família.
Segundo uma pesquisa publicada no periódico Medical Mycology, isso ocorre porque a umidade e calor constantes nessas máquinas as deixam mais propensas a acumularem fungos que podem causar problemas no pulmão e infecções de pele.
De acordo com o estudo, mais de 60% das máquinas de lavar louça (pesquisadas em várias partes do mundo) contêm fungos que podem causar doenças, principalmente em pessoas com o sistema imunológico enfraquecido, com diabetes ou fibrose cística.
Os pesquisadores descobriram que os tipos de fungos e leveduras mais encontrados nesses equipamentos incluem exophiala, Rhodotorula e Candida Parapsilosis um dos maiores causadores das infecções hospitalares. Se inalados, esses fungos podem colonizar os pulmões e causar infecções que podem ser difíceis de tratar.
A pesquisa mostrou que as borrachas de vedação são um terreno fértil para esses fungos, sendo que nessa localização, o mais encontrado é o exophiala, um tipo que causa uma dermatomicose com lesões escuras.
Limpando a lavadora
Para evitar esses problemas, a solução é a limpeza regular da máquina de lavar louça, sem descuidar no tempo para não comprometer a saúde de sua família. Para isso, os especialistas recomendam que a lavadora seja limpa com bicarbonato de sódio, vinagre ou água sanitária, que ajudam a eliminar os fungos.
Essa limpeza deve ser feita uma vez por mês, retirando também todas as grades da máquina para serem lavadas com água quente antes de limpar o interior e as borrachas de vedação com uma mistura de vinagre e água morna, sendo que depois é necessário deixá-la aberta para secar completamente.
Por fim, recomenda-se a execução de um ciclo da máquina de lavar louça com uma pequena tigela de vidro de vinagre na prateleira de cima e depois mais um ciclo com uma xícara de bicarbonato de sódio derramado na parte de baixo. Um ciclo final sem nenhum produto após esses é recomendado para retirar os resíduos antes de voltar a usar normalmente. (Fonte: Toda Ela)