Ao contrário do que se pensa, a lavadora de alta pressão utiliza menos água do que a mangueira comum para remover a mesma sujeira. Entenda melhor essa relação e veja por que vale a pena investir em uma lavadora de alta pressão para limpar quintais grandes, piscinas e outras áreas em que o tradicional balde e a vassoura não resolvem. As orientações são da Electrolux.
Tecnologia: o orifício de passagem de água da lavadora de alta pressão é menor que 1 milímetro. Já o da mangueira é dez vezes maior. Ou seja, a lavadora libera menos água que a mangueira comum.
Força no gatilho: a alta pressão faz com que a pouca água se transforme em um jato potente, capaz de remover sujeiras pesadas. Já na mangueira, a baixa pressão exige maior quantidade de água para desempenhar a mesma função.
Até 8x menos água: a lavadora de alta pressão trabalha com uma vazão de 300 litros por hora, enquanto a mangueira 2.400 litros por hora, isso representa 80% menos água.
Economia no bolso: o custo da água é calculado pelo volume de água utilizada e não pela pressão. Como a lavadora utiliza menos água, a conta fica mais barata.
Poupa energia: lavadoras de alta pressão modernas poupam água e energia, pois possuem dispositivos que interrompem imediatamente o funcionamento do motor quando o gatilho de desligamento de água é acionado (economiza energia e garante maior vida útil ao produto).