Dicas

Jardins suspensos, como na Babilônia

31 dez 1969 às 21:33

Com o crescimento dos grandes centros urbanos as áreas verdes, praças e parques tornam-se cada vez mais raros na paisagem de concreto e asfalto. Estas "novas" superfícies não permitem mais que a água se infiltre na terra. Telhados e pavimentos escuros absorvem e conservam energia do sol durante o dia e a refletem à noite, resultando em maiores diferenciais de temperatura entre áreas urbanas e áreas não urbanas.

"Os telhados ecológicos ou coberturas vivas são uma solução eficaz para nossas cidades, pois contribuem com a qualidade do ar e aumentam a quantidade de verde nos centros urbanos", afirma Luiz Fernando Lucho do Valle, presidente da Escoesfera Empreendimentos Sustentáveis, que implantou este diferencial ecológico em seus empreendimentos.


O Telhado verde pode ser construído em qualquer tipo de edificação, porém é preciso observar a estrutura do local onde será instalado. Sua composição é feita por camadas de substratos, plantas selecionadas de crescimento lento e resistente à seca.


Mais benefícios


Esses telhados evitam que a água escoe e que p esgoto transborde. A Vegetação e o solo agem como esponjas, absorvendo e filtrando a água, que normalmente formaria goteiras e encheria ruas poluídas e sistemas de esgoto sobrecarregados.


As plantas do telhado ecológico removem as partículas do ar, produzem oxigênio e oferecem sombra. Elas usam energia calorífica durante a evapotranspiração, um processo natural que resfria o ar à medida que a água evapora das folhas da planta.


A evapotranspiração e a sombra produzidas pelas plantas ajudam a eliminar o efeito da "Ilha de Calor Urbana" criado pelo excesso de prédios e asfaltos. Com essas ilhas elevam a temperatura de 6 a 8 graus em áreas urbanas e suburbanas, elas acabam aumentando a demanda de aparelhos de ar-condicionado e iniciam um ciclo de consumo de energia que contribui para o aquecimento global.

Se utilizados em larga escala os telhados ecológicos podem baixar a temperatura em até 4 graus, reduzindo os efeitos incômodos das "ilhas de calor" e contribuindo com a saúde de quem vive nas grandes cidades.


Continue lendo