Dicas

Jardins podem ser harmoniosos até em corredores

31 dez 1969 às 21:33

O projeto paisagístico deve melhorar e transformar os lugares. Por esta razão, existe a necessidade de se fazer um estudo do espaço antes de executá-lo. É possível criar locais harmoniosos e ambientalmente muito significativos, onde as pessoas possam transitar, interagir e apreciar o jardim, mesmo num simples espaço de circulação.

Por isso as calçadas e corredores passam a ter grande importância no paisagismo. É o jardim abraçando a residência, deixando ângulos de vista e circulação mais agradáveis. A própria estrutura dos muros e grades pode ser aproveitada para painéis ou para apoio da vegetação.


Até mesmo um espaço pequeno, aparentemente inútil, pode ficar aconchegante. Tire o máximo de todo e qualquer cantinho. Para caminhos, servem tanto materiais nobres como madeira tratada, dormentes velhos, pranchões de madeira, lajotas de concreto, tipos diferentes de pedras e até mesmo o prosaico cascalho podem ser utilizados.


Algumas pessoas pensam que os jardins na sombra não têm solução. Não é bem assim. Se por causa de um muro ou alguma construção seu jardim acabou ficando muito sombreado, não se preocupe. Deve-se tirar proveito da situação e procurar transformá-lo num lugar tranqüilo e até misterioso. Um lugar onde seja possível caminhar, meditar ou simplesmente ter a gostosa sensação de estar em meio da natureza. Com alguns cuidados e plantas adequadas, pode-se conseguir este efeito com certa facilidade. Assim, aquilo que a princípio parecia um aspecto negativo, pode se transformar numa vantagem.


O segredo do sucesso está na escolha correta das plantas. Mas fazer a escolha certa, não basta. Vale usar toda a imaginação na hora de idealizar esse tipo de jardim. Naturalmente, procurando equilibrar as formas, combinando plantas altas misturadas com rasteiras, obtendo a atmosfera que lembre os bosques.


O importante é quebrar a rigidez de formas de alvenaria, criando por cima dela um novo pano de fundo. Com a dimensão vertical resolvida, passamos a observar o plano horizontal. É o tratamento para o nível do chão, com o máximo de plantas de porte baixo.


Alguns bambus e palmeiras podem propiciar movimento e leveza para estes espaços. Helicôneas e alpínias, em quantidade, oferecem coloridos, além de atraírem beija-flores. O uso de cerâmicas decorativas e placas de fibra ou bambu criam diferencial e podem acomodar plantas, deixando o lugar muito agradável, inclusive formando verdadeiros quadros vivos nas transparências de algumas janelas.


Deixar o ambiente agradável é um carinho a mais para os que ali convivem, significa qualidade de vida e fonte de inspiração para nossos dias.

[Fonte: Paisagismo Brasil]


Continue lendo