Por trazer um pouco de verde para dentro de casa, o jardim de inverno é uma alternativa atraente para residências que não possuem quintal. Além disso, ele funciona como um recurso poderoso de decoração, dando a sensação de aconchego ao ambiente e ainda pode fazer com que a sensação térmica do local fique mais agradável.
Não há restrições quanto ao cômodo em que o jardim pode ser construído, salas, quartos, banheiros, cozinhas, varandas e até em cantinhos próximos a escadas, de acordo com o gosto e o desejo de cada um.
Entretanto, alguns detalhes devem ser observados na hora de escolher o local. "Para um jardim de inverno, é necessário que o ambiente tenha iluminação natural", alerta a paisagista Beatriz de Santiago.
Quem não tem muito espaço em casa ou mora em apartamento, também pode ter um jardim de inverno! A dica de Beatriz é apostar em um jardim vertical, com as plantas na parede. Neste caso, o processo é simples e nem exige uma obra.
"Com produtos modernos, como a bolsa viva, não é necessário nem impermeabilizar a parede. É só comprar o produto, furar a parede, escolher as plantas certas para o local e pronto", ensina a paisagista.
Quais plantas são recomendadas?
Mesmo que o ambiente escolhido para a construção do seu jardim de inverno receba bastante luz natural, é comum que as plantas não recebam a incidência de sol direto. Assim, é preciso atentar-se para a seleção de espécies que se conseguem se desenvolver bem em ambientes internos e que permanecem bonitas por mais tempo.
A recomendação de Beatriz é escolher plantas de meia sombra, aquelas que são comumente utilizadas na decoração de interiores.
Confira 6 dicas para ter um jardim de inverno deslumbrante em sua casa:
1. Controle a água
"Nos jardins de inverno, a manutenção é um pouco mais tranquila do que nos jardins de sol pleno", conta Beatriz. Porém, a paisagista lembra que a rega das plantas deve ser controlada cuidadosamente e estar de acordo com a necessidade de cada espécie selecionada. Embora as plantas não devam ficar sem água, é importante não exceder a quantidade de água: se a terra ainda estiver molhada, adie a rega para o dia seguinte.
2. Utilize fertilizantes
O uso de fertilizantes vai ajudar a deixar as plantas mais bonitas. Mas, assim como acontece com a rega, é preciso prestar atenção às necessidades de cada espécie para que o fertilizante funcione como o esperado.
3. Remova as folhas mortas
Por maior que seja o seu cuidado com as plantas, algumas folhas ficarão inevitavelmente murchas e secas com o passar do tempo. Para manter o jardim verdinho, basta lembrar-se sempre de remover as folhas mortas.
4. Capriche na decoração
Além da escolha de plantas, objetos como vasos, pedras e até pequenas fontes de água podem fazer toda a diferença no visual do seu jardim.
5. Utilize móveis
Se o espaço do jardim é grande, vale a pena decorá-lo com móveis. "Os móveis de demolição são bem charmosos e combinam bem com os jardins de inverno. A namoradeira é uma peça que sempre combina", sugere Beatriz.
6. Aposte em decks
Para deixar o ambiente ainda mais aconchegante, você pode apostar no uso de decks montados – tanto em jardins verticais quanto em espaços maiores. O deck pode ser encontrado pronto à venda em lojas especializadas e você pode montá-lo em casa.
(com informações Dicas de Mulher)