Me interessei bastante por um apartamento que fica na cobertura de um prédio mas me preocupo com possíveis infiltrações. A construtora me garantiu que o apartamento é coberto com manta asfástica. Isso é mesmo uma garantia de segurança contra futuros problemas?
Os apartamentos que ficam na cobertura de um edifíco sofrem algumas ações externas a mais que os demais. Uma delas seria a ação térmica, pois a cobertura vem a ser o local de maior incidência de raios solares, provocando algumas variações de dimensão e, consequentemente, esforços internos que provocam fissuras na estrutura. Essas fissuras, quando em contato com água podem provocar infiltrações. Porém, quando realizado o tratamento adequado que pode ser por meio de mantas de impermeabilização, isso não acontece.
O que o consumidor deve ficar atento é que os sistemas de impermeabilização tradicionais geralmente têm vida útil de serviço entre cinco e dez anos. Enquanto os sistemas de impermeabilização de alto desempenho, à base de membranas flexíveis de PVC, têm uma expectativa de vida útil superior a 30 anos com praticamente nenhuma intervenção de manutenção ao longo desse período mesmo em aplicações extremas, em que se exige ao máximo o sistema instalado. Isso se deve às características físicoquímicas e mecânicas do material e à confiabilidade na tecnologia proporcionada pelo sistema.
Leia mais:
Como escolher um bom umidificador de ar para enfrentar o tempo seco
Inverno: Como lavar e secar as roupas de maneira correta
Confira dicas de especialista para deixar a casa limpa e aconchegante no inverno
Compagas orienta sobre cuidados com aparelhos a gás durante os dias mais frios
Quanto às garantias, a construtora é responsável por cinco anos sobre problemas que envolvam a solidez da edificação, de seis meses sobre vícios ocultos e os demais problemas devem ser detectados na vistoria de entrega do imóvel.
*Emydio Silingovschi Junior, engenheiro civil e inspetor do Crea-PR/Londrina