Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Multicoloridas

Hemerocallis, uma opção inteligente para o paisagismo

Redação Bonde
13 ago 2009 às 12:48

Compartilhar notícia

- Agrícola da Ilha
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Os hemerocallis são ótima opção para planejamentos paisagísticos. É possível encontrar variedades que se adaptam a diversas propostas e situações, devido às inúmeras qualidades e características de cada uma, inclusive aquelas que florescem em períodos diurnos e/ou noturnos.

O paisagismo com hemerocallis tem recebido enorme estímulo público, principalmente devido ao melhoramento das cultivares, resultado das pesquisas genéticas. A beleza exclusiva de algumas das modernas cultivares e a delicadeza das variações de cores e tons são características extremamente versáteis em composição com outras plantas.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade



Projeto paisagístico com bordadura de cor rosa salmão pela floração do Hemerocallis Olga Ullmann

Leia mais:

Imagem de destaque
Avaliação do equipamento

Como escolher um bom umidificador de ar para enfrentar o tempo seco

Imagem de destaque
Confira as dicas

Inverno: Como lavar e secar as roupas de maneira correta

Imagem de destaque
Prevenção e cuidados

Confira dicas de especialista para deixar a casa limpa e aconchegante no inverno

Imagem de destaque
Prevenção

Compagas orienta sobre cuidados com aparelhos a gás durante os dias mais frios


Por serem perenes (de longa duração), os hemerocallis necessitam de poucos tratos culturais e são ótimos para cultivo em diversas áreas.

Publicidade


Pela facilidade de cultivo e a exuberância de suas flores, os hemerocallis podem ser plantados em quase todos os tipos de jardins, conferindo beleza singular. Pode ser usado como planta isolada ou em grupos, formando maciços ou não; como conjuntos isolados, forrações, bordaduras, caminhos, jardineiras, cercas e muros, em volta de lagos, margeando florestas, estradas, avenidas, em taludes e declives acentuados como forma de conter a erosão, entre outros. As folhas por si só são belas, mas o maior atrativo é durante o período das floradas.


Saiba escolher a cultivar certa de acordo com a luminosidade do seu jardim

Publicidade


Agrícola da Ilha
Agrícola da Ilha

Escolha flores mais escuras em locais com menos incidência de sol. Nas fotos, as cultivares Bárbara, Amália, Happy Apple e Lonnie


A luminosidade é um dos fatores mais importantes a serem avaliados ao se optar por hemerocallis no paisagismo. A maioria necessita de, pelo menos, seis horas diárias de sol. As cores mais claras suportam melhor a luz direta que as cores escuras. Vermelhas e púrpuras ficam mais atraentes e viçosas com sombra parcial à tarde, pelo fato de serem, geralmente, mais castigadas pela ação dos raios solares durante as horas mais quentes do dia. Esse fator, contudo, não limita o uso dessas cores, pois existem variedades menos sensíveis e que se adaptam perfeitamente em pleno sol.


O que escolher para locais de grande movimento e passagem rápida?

Publicidade


Para avenidas e jardins públicos, por exemplo, os maciços são uma ótima solução. Uma ou diversas cultivares, separadas por canteiros, resultam em uma aparência agradável, mesmo quando observadas de longe. O uso de diversas cultivares misturadas em um mesmo canteiro pode resultar numa desordem e o efeito de miscelânea, quando visto de um carro em movimento, fica desinteressante. Em grandes áreas, o impacto visual é maior se for usado apenas um tipo de cultivar para cada canteiro, formando ou não composições com outros. Um grupo monocromático fica muito bonito a distância.


Como harmonizar cores e formas no jardim

Publicidade


Para criar um efeito harmônico no plantio em grupo de diversas cores de cultivares de hemerocallis, a melhor opção é definir cores contrastantes para os elementos de primeiro e segundo planos.


Um ambiente com cercas de madeira escura, muros avermelhados ou marrons compõe uma bela moldura para cultivares amarelas, tais como By Myself e Hellen. Já as cultivares com flores escuras, como a Happy Apple e Lonnie ganham destaque maior quando sobrepostas a um fundo claro.

Publicidade


Além dos grupos de flores monocromáticas, outro efeito visual interessante é o degradê, ou seja, composições que vão das cores mais escuras para as mais claras.


Reunir cultivares de hemerocallis a outras espécies ornamentais pode ser uma solução para criar o efeito claro-escuro. Cultivares com flores amarelas e espécies ornamentais de cores vermelhas e azul-claras são um exemplo.

Publicidade


Agrícola da Ilha
Agrícola da Ilha

A variedade americana South Seas e o agapanto azulão fazem um belo contraste


Outra combinação criativa é unir as cultivares vermelhas como a Red Waves, com espécies azul-escuras, amarelas e cremes. Púrpura e tons azulados ficam agradáveis com rosa-claros e escuros; cultivares róseas causam um efeito delicado com espécies prateadas e cinzas.


Outros aspectos que influenciam na harmonia do ambiente são o tamanho das flores e o período da florada. Quando estão floridas, as cultivares miniaturas, como a Stella D'oro são as mais indicadas para vasos, assim como aquelas que possuem folhas longas e bem arqueadas, que recobrem graciosamente as bordas dos recipientes.


Um cuidado importante é a mistura de diferentes cultivares em vasos, que pode resultar num excesso de cores e detalhes, tornando o arranjo exagerado. Uma sugestão para usar diversas cultivares é plantá-las em diferentes vasos, mantendo a combinação de cores, variando nas formas, altura das hastes e tamanhos das flores.

Fonte: Antonio Fernando C. Tombolato, "Cultivo Comercial de Plantas Ornamentais"/Agrícola da Ilha


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo