Chegou o período de férias e, com ele, a grande demanda de viagens. Mesmo com a pandemia do coronavírus ainda em alta no Brasil, o setor turístico prevê um crescimento neste período. E há também aquelas pessoas que passarão as férias em casa ou na casa de familiares. Nesse momento de comemorações, é importante não relaxar na segurança, seja em relação ao coronavírus ou do seu lar.
Um dos cuidados deve ser em relação aos acidentes envolvendo equipamentos à base de gás de cozinha. Ao utilizar muito a cozinha, com mais gente em casa, ou mesmo ao viajar e deixar a casa vazia, todo cuidado é pouco. Os casos mais comuns de problemas registrados são devido à a utilização errada ou falta de manutenção de fogões ou aquecedores.
Os equipamentos à base de GLP (Gás Liquefeito do Petróleo) funcionam com o resultado da queima do monóxido de carbono, um gás altamente tóxico. Se inalado por um período, ele acaba entrando na corrente sanguínea e se une às nossas hemoglobinas. O processo reduz a capacidade de transporte do oxigênio e envenena quem está no local.
Leia mais:
Como escolher um bom umidificador de ar para enfrentar o tempo seco
Inverno: Como lavar e secar as roupas de maneira correta
Confira dicas de especialista para deixar a casa limpa e aconchegante no inverno
Compagas orienta sobre cuidados com aparelhos a gás durante os dias mais frios
"Tudo que envolve o gás de cozinha tem seu risco, mas todos devem entender que fazendo uma instalação adequada, cuidando da manutenção, tendo atenção a possíveis funcionamentos irregulares e utilizando da forma correta cada aparelho, é possível prevenir acidentes. E as empresas revendedoras e distribuidoras devem fornecer esse suporte. O que mais observamos nos problemas desse período é a falta de atenção aos cuidados e à manutenção de equipamentos”, explica Wolney Pereira, CEO do Grupo Ergon, empresa especialista em soluções em energia, que possui a distribuidora de GLP Gaslog e uma equipe própria capacitada em manutenção e instalação de gás de cozinha a granel.
Para garantir um começo de ano seguro em casa ou no seu negócio, especialistas da Gaslog separaram algumas dicas:
- Em caso de equipamento que faz queima, é extremamente importante que ele esteja em local adequado. Além disso, deve haver ventilação permanente (deixe janelas abertas) para que os gases provenientes desta queima sejam levados à área externa. Em residências, os gases devem ser levados para fora por meio de um duto de exaustão, mas também há a necessidade da circulação do ar no local.
– Sempre faça a manutenção das instalações de gás. Ao menos uma vez ao ano ou de acordo com a sugestão do fabricante do seu aquecedor - geralmente, a recomendação vem em uma etiqueta colada no aparelho. Utilize apenas os aparelhos que sejam adequados para ambientes internos e opte por instalá-los em locais altos, longe do alcance das crianças.
- Se for viajar ou fechar o seu estabelecimento comercial, retire todos os aparelhos das tomadas para evitar curto-circuitos e sobrecargas. Também feche os registros do gás para que não haja vazamentos.
- Para os pais com crianças em casa, evite deixar seu filho sozinho próximo de fogões em uso. E coloque sempre as panelas, de preferência, nas bocas traseiras. No forno, utilize travas para que a criança não consiga abrir.
– As chamas do seu fogão e aquecedor devem se manter azuis. Caso elas estejam com outra coloração (amarela, alaranjada ou roxa), o equipamento pode não estar funcionando adequadamente. Sendo assim, não hesite em chamar um profissional qualificado para fazer uma revisão.
– Certifique-se de que as saídas dos gases ao exterior estão livres de obstáculos e instaladas de forma regulamentada.
– Esteja atento para a vida útil do equipamento. Se passar do prazo, considere substituir por um produto novo.
Outro ponto importante para salientar é que os bons hábitos e a constante manutenção dos equipamentos também resultarão na redução da fatura do gás ao final do mês.