A Expoflora começa nessa sexta-feira, dia 30 de agosto, e dá as boas vindas à primavera mostrando as tendências de flores e plantas ornamentais nas cores verde e amarelo, uma aposta dos produtores de Holambra no paisagismo e decoração para a Copa do Mundo de Futebol que será realizada no Brasil no próximo ano. O foco são os hotéis, as empresas, os restaurantes, as residências e até os estádios.
Nessa linha do verde e amarelo estão os sunpatiens, as callas, os hibiscos, os lírios da linha Brasil, as alstroemeria hybridas e até uma orquídea verde, colorida artificialmente. O trevo de quatro folhas, cultivado em grandes canteiros para atrair muita sorte, também traz as cores da bandeira brasileira e, por isso, volta com tudo nos vasos e jardins fortalecendo a torcida pela seleção.
Mas, como Holambra abriga os antigos imigrantes e seus dependentes, o time do Carrossel Holandês também será prestigiado no paisagismo e na decoração: as flores na cor laranja, que representa a realeza holandesa, está presente nas tarantas, nos hibiscos, nas callas, nos lírios e nos ranúnculos.
Novas variedades
Entre os lançamentos e novidades dessa edição estão a rosa Blueberry, a calla preta e o sunpatiens (espécie de impatiens cultivado ao Sol). Apresenta, também, as novas flores de nomes estranhos, como a simpática barleria, a preguiçosa dormideira, a aveludada celósia, as floridas tarantas e as exóticas e encantadoras orquídeas oncidium. Não faltam novas e lindas variedades de anêmonas, ranúnculos, hisbiscus, lírios e alstroemerias.
A Expoflora é a maior exposição de flores e plantas ornamentais da América Latina, realizada anualmente em Holambra (junção das palavras Holanda, América e Brasil). O evento não se caracteriza como feira, pois o seu objetivo não é vender, mas, sim, mostrar ao público as flores e plantas ornamentais cultivadas por mais de 300 produtores.
Holambra é uma antiga colônia holandesa, hoje uma cidade que, apesar de contar com pouco mais de 11 mil habitantes, é o maior centro de cultivo e comercialização de flores e plantas ornamentais do Brasil, respondendo por cerca de 45% das vendas do setor.
Os produtores aproveitam a exposição para lançar novas variedades e para avaliar a sua aceitação pelo consumidor. O evento será realizado no período de 30 de agosto a 29 de setembro, de sexta-feira a domingo, das 9h às 19h. Informações pelo telefone (19) 3802-1421. São esperados cerca de 300 mil visitantes. O evento tem como patrocinadores a Ypê, Banco do Brasil e Cervejaria Kremer e o apoio da Ultragaz e da Prefeitura Municipal de Holambra.
Vitrine de flores
A Expoflora é uma grande vitrine para as novidades do setor, por permitir que as novas variedades sejam testadas quanto ao gosto do público e a preferência do consumidor antes que sejam cultivadas em larga escala para o abastecimento do mercado que tem registrado, em média, crescimento da ordem de 12% ao ano, no Brasil, nos últimos sete anos. Os principais institutos e órgãos que cuidam da floricultura brasileira creditam esse constante crescimento do setor não só à estabilidade econômica, mas, principalmente, à qualidade alcançada e à diversidade dos produtos disponibilizados anualmente no mercado.
Exposições
O carro-chefe da Expoflora, a exposição de arranjos florais traz, em 2013, o tema "Flores, contos e lendas", resgatando as tradições e o folclore do Brasil e da Holanda. Os sete anos em situações cotidianas, dezenas de bruxas, Chapeuzinho vermelho na singela casa da vovó, João e Maria, Rapunzel e Cinderela são os personagens usados pelos decoradores e paisagistas holandeses Jan Willem van der Boon e Jessica Drost, para mostrar as tendências das decorações florais e as espécies e variedades de flores e plantas ornamentais produzidas em Holambra.
Já na Mostra de paisagismo e jardinagem, o desafio dos profissionais na edição de 2013 foi destacar em seus projetos o uso da água, integrando o design, o conforto e a praticidade à sustentabilidade, como o uso racional ou o reuso desse recurso natural. O resultado pode ser visto nos 25 ambientes, criados por paisagistas, agrônomos, arquitetos, designers, decoradores e outros profissionais da área. A Mostra é organizada pela engenheira agrônoma Ana Rita Gimenes e pelo empresário Ralph Gerardus Dekker, da Floral Design Brasil. O uso de terrários e o reaproveitamento de materiais são tendência nesse segmento.
Entretenimento
Os personagens das lendas e contos de todo o mundo invadem o recinto da Expoflora, a partir de 30 de agosto. Enquanto a Cinderela, João e Maria, Chapeuzinho Vermelho, Rapunzel e a Branca de Neves recepcionam os visitantes na maior exposição de flores e plantas ornamentais da América Latina, a Bela e a Fera, Shrek e Fiona e a Cuca, a Emília e o Visconde de Sabugosa divertem os turistas nos 250 mil metros quadrados do parque que abriga o evento. Eles passeiam pelo recinto, junto com os Tulipos e a Banda Ipê, para fotos e entretenimento dos visitantes.
Entre as atrações fixas estão a Parada das Flores (16h) e a Chuva de Pétalas (16h30). Inspiradas no desfile de encerramento das atividades diárias do parque da Disney, o objetivo é atrair o público para a apoteose do evento. Só que, na Expoflora, em vez de fogos de artifício, o espetáculo é feito na forma de uma chuva que, em vez de molhar, encanta a todos os que dela participam por ser feita com as pétalas de aproximadamente 150 quilos de rosas. São necessárias 18 mil rosas, aproximadamente, por dia, para a produção desse espetáculo. Diz a tradição que aquele que consegue pegar uma pétala ainda no ar tem os seus desejos realizados.
Já o Passeio Turístico mostra aspectos da história e a arquitetura da ex-colônia holandesa no Brasil, além de um campo de flores. A novidade este ano é que os visitantes serão levados a um dos campos que serviu de cenário para o personagem Bento, interpretado pelo ator Marco Pigossi, nas gravações da novela Sangue Bom, exibida pela TV Globo. O city tour é uma das atrações durante o evento, com saídas de hora em hora.
No Shopping das Flores, instalado em uma área de 3.300 m², estão à disposição para serem levadas para casa cerca de 200 espécies e mais de 2 mil variedades cultivadas por cerca de 400 produtores que as comercializam por meio da Cooperativa Veiling de Holambra. A expectativa de vendas em 2013 é de aproximadamente 100 mil unidades.
Novidades culinárias
A Tortinha de Blueberry, preparada com a fruta que leva esse nome, será acompanhada de uma flor, a Rosa Blueberry, batizada com esse nome devido à semelhança de sua cor com a da fruta. O doce é feito de uma massa assada com recheio de geleia de blueberry. Descrever o formato do doce é tarefa fácil. Difícil, também, é explicar o sabor suave e marcante da fruta, típica dos países europeus, bem perceptível na geleia. A rosa é um brinde que a confeitaria Zoet en Zout oferecerá em uma linda embalagem, junto com o doce, graças a uma parceria com o produtor Adriano Van Rooijen. A promoção é válida apenas durante a Expoflora 2013.
Outra novidade culinária fará a alegria das crianças e despertará o lado infantil dos adultos. Depois do sucesso da sobremesa Vaso de Alstroeméria, no ano passado, dos canteiros do Restaurante Casa Bela surgem esse ano também o Vaso de Áster e o Docinho de Minhoca. As minhoquinhas de goma são servidas num vaso de barro, adubado com uma mistura de chocolate e mousse de maracujá, cobertos com uma fina camada de farelo de biscoito.
32ª Expoflora
Data: de 30 de agosto a 29 de setembro, de sexta-feira a domingo
Horário: das 9h às 19h
Localização: Holambra, SP 340, rodovia Campinas-Mogi Mirim, saída 140
Ingressos: R$ 32 na bilheteria
Informações para o público: (19) 3802-1421 e expoflora@expoflora.com.br