Quem é apaixonado por paisagismo e arquitetura não pode deixar de conhecer as megaestufas construídas em Singapura para tornar a cidade mais verde. Localizado em Marina Bay, os Cooled Conservatories demonstram a visão e o empenho do governo do país para transformá-lo em uma "Cidade no Jardim". Com um total de 101 hectares, o projeto compreende em baías três jardins diferentes – Bay South, Bay East e Bay Central. No coração do Bay South Garden se localiza o Complexo Cooled Conservatory.
O Complexo consiste em duas estufas gigantes, em um total de 5 acres, preenchidas com milhares de espécies, enorme cachoeira artificial e montanha verde de 35 metros, acessível por um elevador panorâmico. Quem assina o projeto é o inglês Wilkinson Eyre, que faturou o principal prêmio do World Architecture Festival 2012, o maior evento de arquitetura do mundo.
O complexo de estufas é uma iniciativa para explorar como as plantas podem ser afetadas pelas mudanças climáticas. Uma delas, a Flower Dome, conta a história das plantas e do povo mediterrâneo. O passeio pela estufa mostra como a vegetação do local, através da evolução, gradualmente se tornou imune às altas temperaturas. Lá, estão plantas como lavanda e oliveira, além de uma área dedicada às flores, que muda dependendo da estação do ano. Há também um espaço com diferentes espécies de suculentas.
Leia mais:
Como escolher um bom umidificador de ar para enfrentar o tempo seco
Inverno: Como lavar e secar as roupas de maneira correta
Confira dicas de especialista para deixar a casa limpa e aconchegante no inverno
Compagas orienta sobre cuidados com aparelhos a gás durante os dias mais frios
A outra estufa é chamada de Cloud Forest e mostra a relação entre as plantas e o planeta. A ideia é retratar como o aquecimento de florestas tropicais frias ameaça a biodiversidade. Entre as atrações, estão uma cachoeira de 35 metros, a mais alta do mundo em ambientes internos, e uma parede verde com orquídeas, bromélias e plantas carnívoras. (Fonte: Casa e Jardim)