Está cada vez mais fica difícil de imaginar que, a longo prazo, possamos continuar lavando roupa da maneira como fazemos hoje, utilizando litros e litros de água.
Em busca de uma solução para esse problema, uma dupla de estudantes argentinos do curso de Desenho Industrial da Universidade de Córdoba, na Argentina, Nicolas Araya e Andrés Vuksanovic, criou um protótipo de máquina de lavar roupa ecológica que não utiliza água.
A Nimbus, como foi batizada a invenção, foi parte do trabalho de conclusão de curso dos jovens e rendeu a eles a nota mais alta. Diferente de outros tipos de limpeza a seco, a máquina não demanda água alguma, no lugar disso é usado o dióxido de carbono natural e detergente reciclável e biodegradável, que deixam as roupas tão limpas quanto uma lavadora tradicional.
Leia mais:
Como escolher um bom umidificador de ar para enfrentar o tempo seco
Inverno: Como lavar e secar as roupas de maneira correta
Confira dicas de especialista para deixar a casa limpa e aconchegante no inverno
Compagas orienta sobre cuidados com aparelhos a gás durante os dias mais frios
Depois que as roupas são colocadas no tambor da máquina de lavar com LCO2 (dióxido de carbono líquido), são expostas a condições de pressão e temperatura específicas que permitem a ação do mecanismo de limpeza. Depois de 30 minutos lá dentro as roupas estão limpas e, depois da lavagem, o solvente pode ser recuperado quase inteiramente por um sistema de filtragem da própria Nimbus.
A porcentagem mínima de perda (0,0038% por ciclo) é reposta pelo sistema de reabastecimento a cada 45 dias. A Nimbus é totalmente feita de materiais recicláveis e tem capacidade de 20 kg. (Com informações Catraca Livre e O Globo)