Jardim que é jardim tem que ter grama. Nem que seja um pequeno espaço. Um gramado bonito e bem cuidado é a base perfeita para jardins. Por si só a grama dá o show. E quem não gosta de sentir o frescor e a textura das folhas sob os pés? Esse prazer está ao alcance de qualquer pessoa que disponha de espaço e possa dedicar alguns cuidados à planta.
Mas antes de plantar, é preciso ficar atento se o tipo de grama escolhido é indicado para o local onde será plantada. Isso porque existem gramas mais adequadas para determinados locais e outras, nem tanto. A escolha errada pode significar um gramado feio e com aparência de descuidado, apesar de todo seu esforço. Confira quais são os tipos mais comuns no Brasil e em que locais elas podem ser plantadas:
Grama São Carlos
Leia mais:
Como escolher um bom umidificador de ar para enfrentar o tempo seco
Inverno: Como lavar e secar as roupas de maneira correta
Confira dicas de especialista para deixar a casa limpa e aconchegante no inverno
Compagas orienta sobre cuidados com aparelhos a gás durante os dias mais frios
A grama São Carlos tem folhas largas, lisas e sem pêlos. De coloração verde vibrante a pleno sol e um pouco mais escura à sombra, há ainda uma forma variada de folhas com margens branco-creme.
É indicada para jardins públicos, industriais, residenciais, principalmente sítios e fazendas. Adaptada ao clima frio, vai bem a pleno sol e a meia-sombra, formando um tapete bem denso.
Grama Esmeralda
A grama Esmeralda tem folhas estreitas, pequenas e pontiagudas, de coloração verde intensa.
É perfeita para jardins residenciais, condomínos, empresas, campos esportivos, playgrounds, formando gramados muito densos e macios quando bem cuidados.
Não é indicada para locais de tráfego intenso, nem para áreas sombreadas.
Grama Santo Agostinho
A grama Santo Agostinho tem folhas lisas, sem pêlos e estreitas, de coloração verde-escura.
É indicada para jardins residenciais e de empresas, principalmente no litoral, formando gramados bem densos.
Pode ser cultivada a pleno sol ou meia sombra, em solos férteis, com adubações semestrais e regas regulares. É tolerante à salinidade e contraindicada para locais muito frios.
Grama Bermudas
Tem como características folhas estreitas, crescimento rápido e cor verde intenso.
Embora muito macia, tem alta resistência ao pisoteio e regenera-se rapidamente quando submetida a maus-tratos.
Seu plantio é indicado em playgrounds, campos de futebol, polo, tênis e outros esportes.
Grama Coreana
A grama Coreana tem folhas muito estreitas, pequenas e pontiagudas.
É perfeita para jardins residenciais, condomínos, empresas e campos de golfe, formando gramados extremamente densos e macios quando bem cuidados.
Deve ser cultivada a pleno sol, em solos férteis, com adubações semestrais e irrigações regulares. Não tolera pisoteio ou secas.
Fonte: O Jardineiro