Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
De olho na capacidade

Entenda como funciona e acerte na compra do aquecedor

Redação Bonde
13 jul 2012 às 11:24

Compartilhar notícia

- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Antes de comprar um aquecedor de ar, é preciso observar algumas características desse tipo de aparelho e também do ambiente onde ele será instalado para garantir que seu dinheiro será bem aplicado. No geral, os produtos para aquecimento de ambientes no mercado brasileiro têm capacidade para atender espaços entre 20 e 25 metros quadrados. Isso significa que uma sala ou quarto com 40 metros quadrados vai precisar de dois aparelhos localizados em pontos diferentes para que o aquecimento seja uniforme.

A informação sobre a capacidade do aparelho por metro quadrado é uma variante mensurada pelos fabricantes e consta na descrição e no manual de informações do produto. Adriano Pereira, gerente da De'Longhi Brasil, explica que além do tamanho, outros fatores arquitetônicos interferem no desempenho do aquecedor. Segundo ele, ambientes com pisos frios vão precisar de aparelhos mais potentes do que espaços com piso de madeira e carpete, por exemplo. Da mesma forma, produtos instalados em locais onde existam muitas janelas com pouca vedação também vão apresentar a sensação de um desempenho menos eficiente do que se estivessem em lugares com poucas aberturas.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Na maior parte do país, o aquecedor de ar é um eletrodoméstico de uso sazonal e costuma ser procurado pelos consumidores no inverno. Se você acha que adquirir um produto para usar apenas em um período do ano pode não ser vantajoso, a dica é optar pelos climatizadores ou aparelhos de ar-condicionado com sistema reverso, ou seja, que além de resfriar, também podem aquecer o ambiente. Embora esta seja uma categoria de produtos com preço mais elevado, traz a vantagem de agregar mais de uma função.

Leia mais:

Imagem de destaque
Avaliação do equipamento

Como escolher um bom umidificador de ar para enfrentar o tempo seco

Imagem de destaque
Confira as dicas

Inverno: Como lavar e secar as roupas de maneira correta

Imagem de destaque
Prevenção e cuidados

Confira dicas de especialista para deixar a casa limpa e aconchegante no inverno

Imagem de destaque
Prevenção

Compagas orienta sobre cuidados com aparelhos a gás durante os dias mais frios


O climatizador ainda oferece uma vantagem adicional: pode suprir a baixa umidade do ar durante o inverno, pois também tem a função de umidificar o ambiente, que pode ser acionada ao mesmo tempo em que o produto está gerando aquecimento.

Publicidade


Tipos de aquecedores


Todos os aquecedores domésticos portáteis funcionam com eletricidade e quanto maior a potência, maior o gasto de energia. O aquecimento do ambiente acontece por causa da troca do calor entre o ar do espaço e a resistência interna do equipamento. Essa resistência é uma peça em formato de serpentina similar à resistência dos chuveiros.

Publicidade


O design dos aquecedores também é responsável pela sua capacidade. Os aparelhos em torre contam com uma maior área de emissão de calor e têm uma resistência maior do que as dos aparelhos chamados de mesa, por isso costumam aquecer mais do que os outros modelos. Eles podem ser cerâmicos, a óleo, com resistência comum e de halogênio.


Cerâmicos e metálicos

Publicidade


Pelo tipo de resistência, os aparelhos podem ser cerâmicos ou não. Os aquecedores cerâmicos são aqueles que trazem a resistência fabricada neste material. Eles costumam ter vida útil mais longa do que os aquecedores comuns, que usam resistência feita em material metálico. Este último tipo, o que tem menor custo no mercado, reúne os aparelhos popularmente chamados de elétricos.


A desvantagem desses aquecedores é que na troca de calor entre a resistência (aquecida pela eletricidade) e o ar acontece o consumo de oxigênio, segundo Carlos. Ele menciona que existem consumidores que relatam que depois de um período prolongado de uso do aparelho sentiram falta de ar. Adriano ressalta que estes aquecedores também tornam o ambiente mais seco, o que é um incômodo para quem tem problemas respiratórios.

Publicidade


A óleo


Os aquecedores a óleo também usam resistência, mas o ar não entra em contato com ela, por isso este tipo de aparelho não resseca o ambiente. No geral, todos os aquecedores fazem pouco ruído por causa do exaustor interno que possuem, mas os produtos a óleo são os mais silenciosos. Eles costumam ser mais caros do que os aquecedores elétricos, mas são mais baratos do que os modelos em torre.


De halogênio

Este tipo de aquecedor usa gás halogênio para potencializar o aquecimento da resistência e também para prolongar sua vida útil, pois evita que a peça queime. Nos demais aquecedores o gás usado é o oxigênio. O aquecimento do ar ocorre pelo mecanismo de troca de calor e também causa o ressecamento do ambiente. (Fonte: BBel Estilo de Vida)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo