Na noite de terça-feira, dia 31 de janeiro, foi divulgada a lista dos vencedores do IF Design Award 2017, um dos maiores e mais importantes prêmios do design mundial.
Nesta edição, 26 projetos brasileiros foram premiados em quatro categorias diferentes, entre eles o projeto de branding e design para a RE, desenvolvido pela consultoria curitibana saad branding+design, vencedora na categoria "Comunicação".
Para Lucas Saad, diretor da consultoria e responsável pela elaboração do projeto, o prêmio é sinônimo de reconhecimento e deve trazer ótimos frutos para a empresa. "O IF Design Award é conhecido como o "Oscar" do design mundial e ser um dos vencedores dele pela segunda vez é uma grande honra. Ele é prova de que estamos no caminho certo, trabalhando com muita excelência. Vamos continuar com essa linha de atuação, contribuindo para que o design brasileiro se torne em uma referência mundial", comenta Saad.
O projeto da empresa foca em produtos e serviços que tragam economia de recursos naturais e financeiros. Baseado na ideia principal da marca "pessoas inteligentes inspirando um planeta mais inteligente" foi criado um nome inesperado e flexível: RE. O nome é um prefixo e significa "fazer novamente" (tendo o mesmo significado em português, inglês e espanhol, línguas dos países onde a empresa atua), trazendo conceitos como reutilizar, reduzir, renovar e reciclar.
A identidade é cheia de personalidade e conta com frases que levam à reflexão, convidando as pessoas a repensarem seus hábitos e sugerindo um novo estilo de vida, como propõe sua tagline: Rethink. Todos os materiais desenvolvidos partiram dos fundamentos da sustentabilidade e procuraram reduzir ao máximo os processos.
As embalagens, que têm como um dos principais diferenciais a proposta de multifuncionalidade, contém uma tag em papel semente que pode ser plantada no próprio recipiente. Já os datasheets podem ser agrupados em função da necessidade do cliente, reduzindo a quantidade de papel.