Comer ou beber em frente à TV pode ser um hábito ameaçador para a aparência de qualquer sofá. Cerveja, vinho, chocolate, sopas, e até outros alimentos aparentemente inofensivos, podem danificar o móvel. A boa notícia é que se o estofado for limpo rapidamente há grandes chances de salvá-lo e evitar gastos maiores.
Segundo orientações da chef de cozinha e professora de culinária Fátima Brandão, que também ensina seus alunos a lidarem com esse tipo de situação, a maioria das manchas em sofás podem ser eliminadas se a limpeza for imediata. Isso evita que as manchas sequem ou se aprofundem no estofado. Veja a seguir como fazer isso usando produtos simples como vinagre e detergente.
Alimentos sem gordura
Quando a mancha é causada por alimentos com pouca gordura, como verduras ou legumes, basta usar uma mistura de dois copos com água e um com vinagre branco. Mergulhe um pano limpo em uma vasilha com os dois ingredientes e esfregue-o nos lugares sujos. Após aguardar uns minutos para que a solução faça efeito, finalize a limpeza com um pano seco. Esta é a mesma técnica utilizada para a limpeza cotidiana do sofá, que retira a sujeira comum que se acumula ao longo do tempo.
Chocolate e batom
No caso de alimentos mais gordurosos, como chocolate, o ideal é lavar com um pano macio embebido em água morna e detergente neutro. Esfregue e logo em seguida passe um pano úmido sem detergente. Depois, passe um pano seco pressionando o tecido. No caso de óleos, o procedimento é parecido, mas antes de iniciá-lo deve-se colocar um papel absorvente sobre a mancha, para retirar o excesso.
Já manchas de batom – produto que também contém gordura – devem ser retiradas com detergente neutro. Nesse caso, porém, comece a lavar somente esfregando o detergente na mancha e retirando com pano seco. Quando ela diminuir, passe o pano úmido e logo em seguida o pano seco.
Cerveja e vinho
Manchas de cerveja devem ser removidas esfregando um pano com água morna, detergente e álcool. Após alguns minutos, esfregue um pano com água morna apenas.
Para remover uma mancha de vinho use papel absorvente para retirar o excesso. Em seguida aplique uma solução de solução de uma parte de vinagre branco para três de água morna com o auxílio de um pano. deixe agir por alguns minutos e finalize a limpeza com um pano limpo e umedecido em água.
Molhos
Se a mancha for de molho ou catchup, procure retirar o máximo possível do molho que caiu com uma colher ou com uma faca sem serra. Coloque então um pouco de talco ou maisena no local. Após alguns minutos, retire o talco e lave com detergente e água morna.
Chiclete
Outra dica importante é para o caso de um chiclete grudar no tecido. Passe uma pedrinha de gelo até que ele endureça e raspe em seguida com uma pequena faca sem serra.
Lama
Finalmente, no caso de manchas de lama, o procedimento é diferente dos demais. Ao invés de tirá-la imediatamente, deixe que ela seque. Depois, esfregue com uma escova de dentes macia para tirar a terra. Em seguida lave com água e vinagre. (Fonte: Terra)