Com mais de 100 anos de história no Brasil, a Elevadores Otis tem utilizado tecnologias avançadas, inteligentes e ambientalmente corretas para produzir equipamentos sustentáveis e com alta eficiência energética.
A sustentabilidade vem ganhando força significativa no setor da construção nos últimos anos. São inúmeros os empreendimentos de diferentes tipologias em diversas partes do país. Cresce também a preocupação das empresas da cadeia produtiva da construção com a adoção de políticas de sustentabilidade e ações de responsabilidade social empresarial. As perspectivas de crescimento do setor da construção e do mercado imobiliário são muito promissoras para os próximos anos.
De acordo com o Deese – Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômico, o mercado da construção civil deverá crescer mais que o PIB em 2011. A expectativa é que o segmento cresça 8,5% neste ano, acima do crescimento previsto para o PIB (Produto Interno Bruto), de 4,5%.
Leia mais:
Como escolher um bom umidificador de ar para enfrentar o tempo seco
Inverno: Como lavar e secar as roupas de maneira correta
Confira dicas de especialista para deixar a casa limpa e aconchegante no inverno
Compagas orienta sobre cuidados com aparelhos a gás durante os dias mais frios
"Nos últimos anos, a indústria brasileira tem evoluído muito em relação ao mercado de construções verdes, seguindo a tendência mundial, e tem se preparado cada vez mais para atender às rigorosas exigências dos projetos sustentáveis por todo o Brasil. A Otis está comprometida com esta filosofia, colocando no mercado produtos pioneiros voltados a atender esta demanda", afirma Alex Guedes, Diretor de Vendas & Marketing.
Um dos equipamentos verdes que a Otis oferece é o elevador Gen2 com drive regenerativo ReGen que reduz o consumo de energia em até 75% em comparação com sistemas convencionais com drives não regenerativos. De acordo com os padrões europeus que avaliam o desempenho energético de elevadores, o índice de eficiência de energia combinada para toda a gama de sistemas Gen2 com configurações padrões é o de classe A, alcançando a melhor classificação possível.
O Gen2 é um elevador sem casa de máquinas e o primeiro a utilizar sistema de cintas de aço revestidas com poliuretano para tracionar a cabina - tecnologia patenteada pela Otis. Tanto as cintas quanto a máquina sem engrenagem com rolamentos selados não necessitam de lubrificação, isentando o uso de óleo. As cintas de poliuretano são até 20% mais leves e duram até 3 vezes mais que o cabo de aço convencional. São mais silenciosas e flexíveis, além de eliminar o efeito de atrito entre os metais – produzidos pelos cabos de aço convencionais contra as polias.
Drive Regenerativo
A tecnologia inovadora utilizada para reaproveitar e economizar energia elétrica é o drive regenerativo – ReGen Estes drives, combinados com uma máquina sem engrenagem (Gen2) possibilitam que a energia desperdiçada em sistemas tradicionais em forma de calor, possam realimentar a rede elétrica interna do edifício, onde pode ser reutilizada por outros elevadores, para a iluminação elétrica, para o ar condicionado, para os computadores e até por outros equipamentos que estiverem conectados à mesma rede elétrica do edifício. O que antes era desperdício torna-se geração de energia. Este pacote tecnológico pode trazer redução de consumo de energia de até 75% se comparado a equipamentos convencionais, maior durabilidade do equipamento, além de um transporte mais suave e silencioso.
Sistema Compass: tecnologia avançada – sistema de antecipação de destino, que permite aos usuários de elevadores evitarem os tradicionais inconvenientes das longas filas e aglomerações de pessoas no saguão do prédio, cabinas lotadas e inúmeras paradas durante a viagem. Sucesso no mercado internacional, o Compass caracteriza-se por oferecer um serviço personalizado aos usuários e melhorar o fluxo de tráfego do edifício. Isto porque a medida que as chamadas ocorrem, o sistema faz uma distribuição inteligente dos passageiros ainda no saguão do prédio, criando grupos de pessoas que farão viagens para o mesmo andar ou pisos próximos. O sistema indica o elevador que mais rapidamente chegará ao pavimento desejado, proporcionando menor tempo de espera e menos paradas intermediárias. Para se ter uma idéia, em comparação aos sistemas convencionais de despacho de chamadas, o Compass reduz em até 40% o tempo total de viagem.
As tecnologias utilizadas nos elevadores faz parte do compromisso da Otis com a preservação ambiental, dentro do programa mundial "The Way to Green" que abrange todos dos aspectos das operações da empresa, desde o design e a fabricação até o final da vida útil de seus produtos.