Muito mais que uma tendência, a presença do efeito tijolinho firmou-se como algo que veio para ficar. Antes conquistado por meio do elemento tijolo na execução de uma parede, os revestimentos ‘bricks’ assumiram o protagonismo. Versáteis, oferecem ao consumidor diversos efeitos para compor diferentes propostas e estilos de projetos para residências – do clássico ao contemporâneo –, além de espaços corporativos.
A marca catarinense Palazzo Revestimentos, empresa especializada em peças cimentícias, propõe ao mercado brasileiro uma novidade: sua linha de bricks produzida com sua principal matéria-prima: o cimento.
O catálogo da Palazzo Revestimentos oferece sete opções de cores e dois acabamentos diferentes, clássico e rústico. A versão clássica traz peças planas, finalizada com suavidade e delicadeza, enquanto a rústica reproduz o aspecto rudimentar do tijolo. Fabricadas em cimento, e em um processo semiartesanal, os revestimentos são destinados para as paredes internas ou externas.
Leia mais:
Como escolher um bom umidificador de ar para enfrentar o tempo seco
Inverno: Como lavar e secar as roupas de maneira correta
Confira dicas de especialista para deixar a casa limpa e aconchegante no inverno
Compagas orienta sobre cuidados com aparelhos a gás durante os dias mais frios
A marca sempre indica que, antes de iniciar o processo de instalação do revestimento brick, é necessário certificar que a parede esteja livre de infiltrações – um cuidado indispensável para se obter o resultado esperado.
Informações gerais:
Mais um detalhe indispensável é simular a paginação das peças antes da aplicação. Assim, é recomendado abrir as caixas, misturar os bricks e trabalhar como um ‘quebra-cabeças’ em uma montagem prévia no chão.
Como são produzidos artesanalmente, é possível que exista uma leve diferença de tons entre as peças, o que é característico do produto.
Todo revestimento cimentício é poroso e deve ser protegido com impermeabilizante adequado para cada produto e ambiente. Para espaços externos ou expostos a intempéries, a impermeabilização é obrigatória e deve ser refeita quando forem constatados sinais de ineficiência, como a dificuldade de limpeza na superfície.