O rejunte é o toque final no acabamento de pisos e revestimentos. Além de mantê-los no lugar, ele também impede a infiltração de água e confere beleza do ambiente. Mas com o tempo, a sujeira vai se acumulando nesses pequenos vãos e fica muito difícil de ser removida.
A boa notícia é que existem técnicas simples para deixar o rejunte com cara de novo. Anote três truques salvadores:
1. Usando vinagre e amônia
Depois de realizar a limpeza convencional do ambiente, misture em um balde ou tigela grande 7 copos de água quente, 1/2 copo de bicarbonato de sódio, 1/3 copo de amônia e 1/4 copo de vinagre branco. Permita que todos os ingredientes se misturem completamente, de maneira a dissolver o bicarbonato.
Despeje a mistura em uma garrafa de spray. Isso facilitará o trabalho, pois você poderá borrifar a solução em áreas específicas e armazená-la mais tarde. Preencha completamente a garrafa e sacuda a solução.
Comece em uma pequena área, que fique entre 30 a 60 metros quadrados no total. Borrife a solução sobre o rejunte para umedecê-lo. Permita que a mistura descanse por 3 a 5 minutos para trabalhar no rejunte.
Use um esfregão de sua escolha – uma escova de cerdas duras, uma escova de dentes ou uma borracha são boas opções. Coloque seu braço para trabalhar de maneira a remover a sujeira acumulada entre os azulejos.
Quando você se convencer de que a limpeza de rejunte acabou, faça uma segunda limpeza. Se você estiver trabalhando com balcões ou em um banheiro, use um spray de limpeza genérico e um pano para limpar os azulejos. Para pisos, vá em frente – passe o pano novamente e seque com uma toalha.
2. Usando água oxigenada e bicarbonato de sódio
Em uma pequena tigela, misture água oxigenada e bicarbonato de sódio para formar uma pasta grossa. As quantidades variam dependendo da consistência e da grossura que você preferir.
Use seu dedo ou uma escova de dentes para espalhar a pasta no rejunte. Comece apenas numa pequena área, que não pode ser maior que 30 ou 60 metros quadrados. Mantenha a solução grossa e passe-a completamente sobre o rejunte. Permita que ela descanse por 5 a 10 minutos.
Use uma pequena escova para esfregar o rejunte. Aplique firme pressão sobre uma pequena área para erguer sujeira e manchas. Se o rejunte continuar sujo, adicione mais pasta e escove novamente após deixar a substância descansar por alguns minutos.
Use um pano úmido para remover o resto de pasta dos azulejos. Encerre a limpeza normalmente com um limpador para balcões. Você também pode limpar o chão com um esfregão e uma solução de sabão em pó.
3. Usando alvejando oxigenado
O alvejante oxigenado é um composto seguro, que funciona dissolvendo bactérias e sujeira enquanto clareia o rejunte. Misture partes iguais de alvejante oxigenado e água quente e permita que a mistura se dissolva.
Escolha sua área inicial, que não pode ser maior que 60 metros quadrados por vez, e despeje a solução. Certifique-se de que o rejunte esteja bastante revestido com o líquido. Você pode usar uma garrafa de spray se ela facilitar seu trabalho. Deixe a solução trabalhando no rejunte de 15 a 20 minutos.
Quando o tempo do alvejante acabar, você pode começar a esfregar o rejunte para remover sujeira e manchas. Use uma pequena escova para esfregar o chão. Você pode adicionar mais alvejante enquanto esfrega para manter a área úmida e acelerar o processo de limpeza.
Pegue uma toalha seca e passe o esfregão nas poças sujas de alvejante com água após terminar de esfregar. Se o pano ficar ensopado, torça-o entre os usos. Fazendo isso, a limpeza se acelerará.
Para manchas particularmente duras no rejunte, é possível manter a solução no local por uma hora ou mais. Quanto mais tempo o alvejante tiver para trabalhar, mais fácil será remover a mancha.
Passe o pano pela última vez antes de voltar a limpar o piso de maneira normal. Uma última passada de pano removerá sujeira e alvejante remanescentes, deixando o rejunte brilhante e novo em folha.
Dicas para cuidar do seu rejunte