Devido ao aumento das atividades domésticas durante o isolamento social, a atenção com a vida útil dos eletrodomésticos deve ser redobrada. O uso excessivo desses equipamentos, pode danificar o funcionamento dos aparelhos e até mesmo aumentar a conta de luz pelo mau uso. O aplicativo de contratação de serviços GetNinjas, convidou Alexandre Moraes, que é técnico em eletrodomésticos de São Paulo cadastrado na plataforma, a mostrar que, com alguns cuidados simples e diários, é possível manter o bom funcionamento da lavadora de roupas e até mesmo auxiliar na economia de luz com esses cuidados. Acompanhe a seguir todas as dicas:
Comprou uma lavadora de roupas? Leia o manual antes de usar
Após a instalação do equipamento, verifique se a tomada da parede é compatível com a do eletrodoméstico, e caso não seja, utilize um adaptador para não correr o risco de danificar ou perder a garantia do mesmo. Antes de utilizar, leia atentamente o manual do produto. Se houver dúvidas na utilização, entre no site ou contate a empresa que adquiriu a máquina de lavar roupas.
Máquina de lavar precisa ser higienizada periodicamente
Para os equipamentos que têm abertura superior, é recomendado utilizar apenas água sanitária na limpeza, pois ajuda a remover resíduos de amaciante e sabão em pó do dispenser. No caso de máquinas que lavam e secam, o ideal é que seja feita uma limpeza do filtro após cada ciclo de lavagem para remover possíveis fiapos. E para a lavagem de roupas, dê preferência à utilização de sabão líquido.
Limpeza pesada somente com um profissional
Após longo período de uso e fora do prazo de garantia, é recomendado levar a máquina de lavar para a limpeza e higienização de um técnico, que vai fazer a remoção da tampa para ter acesso ao sistema de secagem, bombas, correias e motores do equipamento. O manuseio desse tipo de limpeza só pode ser realizado por profissionais especializados para não danificar o equipamento ou correr risco com a parte elétrica.
Evite danificar a máquina de lavar
Um erro muito comum na utilização desse equipamento é o uso excessivo de sabão e amaciante tanto fora quanto dentro do dispenser. Esse tipo de atitude, pode acarretar problemas, principalmente na parte de secagem (se for lava e seca). Outro erro comum durante a utilização, é a não retirada do filtro para a limpeza de fiapos que ficam acumulados. É recomendado que seja realizada a manutenção preventiva a cada dois anos com um profissional, pois isso evita eventuais custos com danos no equipamento.