Imagine se cada e-mail que você recebesse fosse em papel? Agora pense na papelada que você leva pra casa. Papéis de cursos, trabalho, formulários médicos, revistas, recibos e mais pilhas de papel continuam a crescer diariamente. Tália Jaoui, Master Coach Trainer da Prime Talent Brasil e autora do livro A Revolução do Coaching, elenca abaixo algumas soluções simples para se organizar melhor no dia a dia.
1- Reserve 3 minutos do seu dia para processar a papelada. Abra suas cartas todos os dias, jogue o que tiver de jogar (coloque imediatamente para reciclar) e guarde o estritamente necessário. Mantenha e lide com todos os documentos importantes em uma área designada. Divida os trabalhos em categorias de ação: ler, pagar, arquivar ou simplesmente fazer.
2-Tome decisões quando se trata de sua papelada. Não coloque papéis em uma pilha grande e diga que você vai lidar com isso mais tarde. Decida fazer algo com o papel agora e tome as tais medidas: se é para ler, pagar, registrar, fazer ou lançar.
Leia mais:
Como escolher um bom umidificador de ar para enfrentar o tempo seco
Inverno: Como lavar e secar as roupas de maneira correta
Confira dicas de especialista para deixar a casa limpa e aconchegante no inverno
Compagas orienta sobre cuidados com aparelhos a gás durante os dias mais frios
3-Os computadores não têm diminuído a quantidade de desordem de papel. De fato, em muitos casos, eles aumentam. As pessoas estão imprimindo um monte de coisas que não devem ser impressas. Deixe a informação organizada online para referência novamente.
Segundo Tália, deve-se um sistema aglutinante, como um organizador fácil, para manter todas as informações importantes que você precisa em um local acessível. "Pastas são uma ótima maneira de organizar vários tipos de documentos que você regularmente precisa. Guias e protetores de folhas são apenas dois itens utilizados em conjunto com as pastas, que ajudam a organizar todas as informações, facilitando sua localização".
A especialista diz ainda que criar um sistema de mensagens para você mesmo também ajuda. "Em vez de ter pedaços de papel e post-it ou notas em todo o lugar, use um caderno espiral. Mesmo se você rasbicar uma nota ou um número em algum outro lugar, você pode transferi-lo diretamente para o notebook através de uma só fonte".