Com os imóveis cada vez menores, quase todo mundo tem mais objetos do que a casa pode conter. O ideal mesmo é avaliar a real necessidade que você tem de cada item, descartar o que não precisa e tentar não adquirir novas peças. Mas, se você já fez aquela faxina e ainda sobrou muita coisa, a solução é guardar tudo de forma organizada. Não sabe como fazer isso? O arquiteto Manolo Vilches, de São Paulo, dá dez dicas para você aproveitar cada cantinho da casa, mantendo os ambientes sempre bonitos e arrumados. Anote:
Planejar os espaços
"Os preços das casas e apartamentos estão cada vez maiores, o que torna o m2 cada vez mais caro, assim sendo, devemos procurar a melhor relação custo benefício no momento de comprar ou alugar imóveis. Deve-se imaginar a área desejada e a área possível para a nova morada e fazer adequações de uso. Desta forma cada espaço deve ser muito bem planejado para ter uma função dentro de um contexto maior. Uma boa dose de criatividade também ajuda a otimizar os espaços", orienta o arquiteto.
Aproveitamento total
Em geral as pessoas começam seus projetos pelos armários dos dormitórios e pelo projeto da cozinha, sabem que vão gastar uma boa quantia nisso e que o tempo de execução e entrega é grande. Como esta fase é bastante antecipada ao momento da mudança, muitos detalhes são esquecidos e muitos são os lamentos futuros: "por que não pedi mais gavetas aqui" ou "poderia ter feito este armário mais profundo", e coisas do gênero. Resta sempre uma adequação e um projeto complementar para ter certeza de que todo espaço possível foi utilizado. Mesmo assim, dadas as dimensões enxutas dos novos apartamentos fica cada vez mais difícil ousar na distribuição dos ambientes, repare que tudo fica praticamente definido pela construtora: onde irão os armários, onde irá o home theater, onde ficarão os sofás... Ao arquiteto ou aos moradores da nova casa cabe ousar nos materiais e acabamentos para não evitar gastos extras com mudanças no futuro.
Cozinhas planejadas
São muito boas, há peças para cada canto, com bandejas rotativas, gavetões, e cada fabricante sempre aparece com uma novidade. Para evitar gastos exagerados com o projeto da cozinha, avalie qual o real uso você fará da cozinha. "Conheço alguns clientes que têm cozinhas lindas, mas que não são práticas para quem usa, e há aqueles que poderiam ter feito uma cozinha básica americana ganhando mais espaço para o living; é tudo questão de planejamento", recomenda Vilches.
Closets sem portas ou com portas de correr
Se houver essa possibilidade em seu projeto, use! As portas dos guarda-roupas ocupam espaço, e encarecem a marcenaria. Na produção de um closet, mesmo que pequeno, temos maior volume "armazenável" e menor gasto com a estrutura em si. Há muitas empresas que fornecem equipamentos em metal, aramados ou chapa que permitem montar um closet em horas, bem como portas de correr que resolvem o isolamento do espaço.
Armários e paredes
É preciso avaliar cada projeto para saber se vale a pena ocupar todas as paredes de um ambiente com armários. Há casos em que mais vale reservar um dormitório todo para closet e usá-lo com estruturas simples de araras, gavetas volantes, espelhos, banqueta do que rodear o quarto com armários e portas e ter a impressão de que se está dormindo numa cripta.
Quarto de empregada
Se o seu apartamento conta com um quartinho pequeno que não precisa ser usado por ninguém (seja de empregada ou não) você está salvo! Use o espaço para guardar coisas que parecem não caber em nenhum lugar da casa: ferramentas, baldes, escada, malas de viagem, caixas e embalagens. Para os que têm um depósito na garagem fica mais fácil, mas é essencial um local na casa para guardar as baguncinhas... Uma boa alternativa para aproveitar melhor o local é construir muitas estantes nas paredes do quarto.
Embaixo das escadas
Se já não houver um lavabo nesse local (costume típico dos sobrados geminados), use para criar um armário de coisas em geral (depósito), um pequeno jardim com iluminação própria ou até mesmo um santuário; fica muito interessante. Claro que tudo depende da altura e da disposição do local. Em escadas vazadas, o jardim é a melhor pedida.
Banheiros pequenos
Realmente, ainda mais com as tendências de pias externas e gabinetes vazados, há pouco espaço para guardar objetos de uso corriqueiro. Até o papel higiênico sobressalente anda sumido. Mas, diante da necessidade, mais vale comprometer a estética e criar uma ou duas gavetas e uma portinha básica no balcão.
Caixas, caixas e mais caixas
Sejam de papelão, couro, madeira ou plásticas, as caixas são sempre bem vindas e se puderem ser bonitas, melhor ainda pois ficarão bem em qualquer ambiente. São ideais para revistas, fotografias, miudezas, e até mesmo para roupas de estação. Podem ser empilhadas em tamanhos diferentes, colocadas em nichos nas estantes, embaixo de móveis, camas e substituem os velhos baús, muito charmosos mas muito espaçosos.
Pequenas, mas preciosas sugestões