As aulas terminaram e as malas estão prontas para a tão esperada viagem de férias. Para um passeio mais tranquilo, vale a pena prestar atenção em alguns detalhes que garantem mais segurança à casa que ficará fechada e economia de energia elétrica. Medidas simples podem fazer do retorno das férias um momento de alegria, sem sustos ou prejuízos.
Segundo orientações da Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Elétricos Nema Brasil, ao sair em viagem, apagar as luzes e desligar os aparelhos eletroeletrônicos pode não ser suficiente para evitar acidentes elétricos, pois o risco de uma sobretensão elétrica continua mesmo que os aparelhos não estejam em funcionamento. Daí a importância de retirar das tomadas todos os equipamentos eletroeletrônicos.
Normalmente essa sobretensão é provocada pela incidência de raios, mesmo distantes do local, que se propaga pela rede de distribuição de energia e entra na residência pelos cabos que ligam a instalação à rede pública, chegando às tomadas e queimando os aparelhos mais sensíveis, mesmo que não estejam em funcionamento. Também é recomendável que os cabos de telefone, de antenas de televisão, de provedores de internet sejam desconectados, pois também podem propagar sobretensões.
Leia mais:
Como escolher um bom umidificador de ar para enfrentar o tempo seco
Inverno: Como lavar e secar as roupas de maneira correta
Confira dicas de especialista para deixar a casa limpa e aconchegante no inverno
Compagas orienta sobre cuidados com aparelhos a gás durante os dias mais frios
Segurança
No período de férias aumenta a incidência de assaltos a residências, por isso antes de viajar siga algumas orientações elaboradas pelos especialistas da Liberty Seguros para minimizar estas ocorrências. Veja 10 dicas de segurança para tornar o período de férias mais tranquilo:
1. Não comente seu plano de férias a estranhos.
2. Informe sobre sua ausência a um vizinho próximo e procure manter contato com ele periodicamente durante a viagem.
3. Não deixe evidente que a casa está vazia. Se a ausência for prolongada, peça que alguém recolha sua correspondência e abra as portas e janelas. Também peça para cuidarem do jardim.
4. Não deixe que as luzes fiquem acesas durante o dia. Opte pela instalação de um timer, que acende as luzes somente no período noturno.
5. Suspenda a entrega de jornais e revistas, caso seja assinante - ou peça para a mesma pessoa encarregada de sua correspondência que os recolha.
6. Evite manter cofre e valores dentro de casa - dê preferência aos cofres bancários, que são mais discretos e seguros.
7. Não deixe a chave de sua residência com terceiros, exceto se forem de absoluta confiança. Também não deixe as chaves nas portas ou próximo a elas. Invasores podem tentar "pescá-las" usando uma janela, ou derrubá-las, puxando-as por baixo da porta com um pedaço de papel ou tapete;
8. Desligue a campainha. Sem o ruído da campainha, não se sabe se é defeito ou se a casa está realmente vazia.
9. Trincos e trancas devem ser testados antes de sua saída. Se necessário, instale reforços, principalmente nas portas da cozinha e portões laterais. Evite colocar cadeado do lado externo do portão. Isso poderá denunciar a saída dos moradores.
10. Se sua casa contar com alarmes sonoros ou luminosos, faça testes periodicamente, avisando seus vizinhos de confiança sobre o equipamento. Desta forma eles ficarão atentos durante sua viagem.
Quanto você pode economizar
Desconectar os aparelhos eletroeletrônicos das tomadas pode trazer uma vantagem a mais: a economia de energia elétrica. Mesmo com a casa fechada, é comum geladeira, freezer, rádio-relógio, relógios de micro-ondas ficarem consumindo energia.
A geladeira, por exemplo, consome cerca de 36 kWh mensais, se ligada durante quatro horas diárias. O consumo de cinco luzes stand-by (a luz vermelha que indica que o produto está ligado à energia) num mês chega a 3,6 kWh e de um rádio-relógio, a 7,2 kWh. Uma lâmpada de 40W pode consumir 28,8 kWh ao mês, o que totalizaria 75,6 kWh ou um custo estimado de R$ 28,35. Entretanto, se apenas a geladeira ficar ligada durante o mês de férias, o gasto pode cair para R$ 13,50. E se a geladeira estiver na intensidade mínima, o gasto pode ser reduzindo ainda de 20% a 30%.
Para aqueles que quiserem deixar uma lâmpada acesa durante a viagem, uma solução é a instalação de um temporizador, que pode ser programado para acender e apagar a lâmpada em uma determinada hora, racionalizando o uso da energia elétrica.
Cuidados longe de casa
Diferentes localidades possuem tensão elétrica (voltagem) variada. Algumas utilizam somente 110V ou 220V, outras utilizam as duas. É preciso atenção para não queimar os aparelhos ou achar que estão com algum defeito. Com os eletroportáteis bivolts não há problema, mas é preciso verificar se o ajuste é manual ou automático.
E, para finalizar, outra dica importante para manter o período de férias tranquilo e seguro é nunca deixar as crianças empinarem pipa junto à rede elétrica. No período de férias escolares é quando ocorre o maior número de acidentes deste tipo, causando queimaduras, amputação de membros e até choques fatais.