Integradas à cozinha ou em espaços reservados no quintal ou varanda, de forma fixa ou portátil, as churrasqueiras não são mais exclusividade de quem vive em casa. Atualmente determinados modelos são tão práticos que podem ser utilizados até em apartamentos.
Com o vasto número de modelos e tipos disponíveis, é preciso conhecer e escolher o melhor para cada gosto e estilo de imóvel:
Churrasqueira a carvão rotatória - Fabricada em tijolos refratários e aço inox. Tem altura que vai de 50cm a 1m, com 5 a 15 espetos.
Leia mais:
Como escolher um bom umidificador de ar para enfrentar o tempo seco
Inverno: Como lavar e secar as roupas de maneira correta
Confira dicas de especialista para deixar a casa limpa e aconchegante no inverno
Compagas orienta sobre cuidados com aparelhos a gás durante os dias mais frios
Churrasqueira a gás automatizada - Fabricada em aço inox e com acendimento automático. Indicada para lugares que não dispõem de espaço para tubulação de saída de fumaça. Não gera fuligem.
Churrasqueira a gás automatizada com registro - Não necessita de bandeja de gordura, pois existem dois registros que são totalmente responsáveis pela limpeza. Um para a entrada de água e o outro para a saída de resíduo. Junto a ela pode ser colocado um cooktop (fogão de mesa), utilizando a mesma coifa para ambos. Deve ser projetada por um especialista para evitar que precise passar por reformas ou ajustes no encanamento.
Churrasqueiras elétricas - Compactas e ideais para apartamentos pequenos, por servirem menos pessoas. Também acomodam bandeja para o recebimento de gordura, facilitando a limpeza.
Churrasqueira de tonel - Econômica, portátil e desmontável, é ideal para jardins, campings, etc. Recicladas e de inox, possuem camada de zinco que impede que enferrujem.
Churrasqueira de alvenaria - Refratária e com concreto de material térmico. Feita de blocos montados, leva coifa. Pode ser revestida com granito, madeira, inox, texturas em gesso ou revestimentos.
Churrasqueiras de metal - Podem ser fixadas na parede. Esteticamente mais bonita que a pré-moldada de concreto, embora menos durável.
Aquele espaço do fundo do quintal ou jardim que está sem serventia também pode se transformar em um ambiente útil para receber convidados em dias quentes. Para essa tarefa, a instalação de uma churrasqueira pré-moldada é muito interessante. Aqui convém escolher cores quentes como caramelo, amarelo, laranja e vermelho para as paredes e móveis rústicos como madeira e palha para decorar. Cadeiras e mesas de plástico também são bem-vindas.
Se o espaço ou orçamento disponíveis forem limitados, uma opção de baixo custo é a churrasqueira de tijolinho a vista e posicionada de maneira centralizada no ambiente que será perfeita para complementar o ambiente.
Locais adequados para a instalação
Escolha um local coberto, ventilado e de fácil acesso. Preferencialmente próximo à cozinha e à área de lazer. Caso essa proximidade não seja possível, invista em equipar com fogão, geladeira, armário tipo despensa e utensílios, para evitar o entra e sai em busca de objetos, alimentos, etc.
A proximidade entre as pessoas deve ser incentivada, tendo em mente que se trata de um local de confraternização. O melhor é que possua uma bancada com pia nas proximidades para ajudar na boa higiene.
Mantenha distantes produtos inflamáveis e tóxicos por uma questão de segurança.
Procure manter a proporcionalidade: para casas menores, churrasqueiras menores; para casas grandes é possível instalar uma maior e ter mais convidados no churrasco. No caso de um quintal pequeno, onde é necessário economizar espaço, a solução pode ser utilizar churrasqueiras móveis elétricas ou churrasqueiras de bancada com coifas metálicas, pois ocupam menos espaço que as feitas de tijolos.
Manutenção e cuidados
Para ter a certeza que sua churrasqueira será instalada corretamente, procure um profissional especializado e creditado da engenharia, arquitetura ou empresa especializada na tarefa. A orientação acerca de limpeza e manutenção é de suma importância e cada fabricante possui instruções específicas. Como cada churrasqueira possui um tipo de manutenção diferenciado não pule esta etapa.
Leis de condomínio
Prédios mais novos já contam com churrasqueiras construídas nas sacadas e varanda. O projeto, nesse caso, já conta com uma chaminé que tem sua saída no topo do prédio, impedindo o vazamento da fumaça para os andares superiores.
Entretanto, esse funcionamento não é sempre sem falhas e pode acarretar alguns problemas. Há vizinhos que estão localizados em posições nas quais a entrada da fumaça ocorre, apesar do exaustor, causando desconforto. De qualquer maneira, é recomendável tomar todas as medidas possíveis para incomodar minimamente os vizinhos. (Fonte: Leroy Merlin)