Nada mais desagradável do que viajar longas horas para curtir férias ou finais de semana ensolarados e se deparar com uma casa de veraneio infestada de insetos e roedores que perturbam nosso sossego. O verão, não só é a estação em que as casas de temporada ou veraneio são mais procuradas, como também é a época em que estas pragas mais se desenvolvem e as infestações tornam-se mais recorrentes. Esse período reúne as condições ideais para sua proliferação, quando há alta umidade do ar e temperaturas elevadas. Porém isso não é motivo para desistir das férias, voltar pra casa ou hospedar-se em um hotel.
Esses locais geralmente ficam fechados a maior parte do ano, há pouca circulação de pessoas e as higienizações são menos frequentes, o que torna esses ambientes o refúgio ideal para estas pragas. Algumas medidas simples, aliadas ao uso de produtos específicos, podem ser soluções eficientes para eliminar esses invasores inconvenientes e proteger a casa sem estragar a diversão da família.
Para o controle dessas pragas domésticas, a área de Saúde Ambiental da Bayer CropScience oferece um portfólio de soluções de alta performance, com os produtos Blattanex para o controle de baratas e formigas; K-Otek Pronto Uso (cupins e brocas); K-Othrine Pó para o controle de pulgas, formigas e baratas e a dupla Racumin Isca 100g e Rodilon Pellets para controle de ratos.
"Os produtos podem ser aplicados pouco tempo antes da casa ser ocupada, sem prejuízo à rotina familiar", afirma o gerente da área de Saúde Ambiental da empresa, Luis Fernando Macul. Esses produtos proporcionam controle destas pragas indesejáveis, sem comprometer o conforto de quem quer aproveitar bem as férias e o verão.
Cuidados básicos e preventivos
O controle de pragas domésticas deve começar com cuidados básicos. Eles se reproduzem em locais que ofereçam alimento, abrigo e água. Portanto, o primeiro passo é não oferecer condições para sua procriação. Para identificar a existência de insetos e roedores, é importante observar alguns pontos como: presença de fezes, trilhas próximos a muros, paredes e gramados, manchas de gordura deixadas por onde passam, roeduras em embalagens de alimentos, cabos e fios elétricos, e tocas junto ao solo, muros e entre plantas.
Recomenda-se também arejar a casa o máximo possível, além de fazer uma limpeza no quintal, recolhendo o lixo que eventualmente tenha se acumulado, evitando, inclusive, a manutenção de viveiros de pragas mais preocupantes como o Aedes aegypti. Uma preocupação para o próximo veraneio deve ser não deixar restos de alimentos espalhados pela casa, evitando-se surpresas na próxima estadia.
Medidas preventivas que contribuem com o controle
● Armazenar alimentos em locais fechados;
● Não deixar restos de alimentos;
● Deixar a casa limpa quando for embora;
● Manter os ralos de pias e banheiros fechados;
● Acondicionar bem o lixo em locais arejados;
● Manter jardins e quintais limpos;
● Vistoriar e manter limpos também garagens e sótãos.