Dicas

Cuidados que você deve ter para fixar objetos em paredes de drywall

01 out 2014 às 08:49

Cada vez mais utilizadas no Brasil como alternativa para substituir a clássica alvenaria, as paredes de drywall exigem alguns cuidados básicos na hora de fixar ou pendurar objetos, como quadros, espelhos, armários, suportes para TV e micro-ondas, ganchos, toalheiros, entre outros.

No quesito reforço, a maioria das paredes de drywall já vem reforçadas internamente, principalmente aquelas cujo destino seja a cozinha e a área de serviço, já que estas paredes costumam receber armários. Esses reforços são feitos com madeira tratada ou chapas de aço, pois distribuem o peso, além de facilitar a fixação.


Tipos de buchas


Os tipos de buchas para essa tarefa precisam ser conhecidos por serem ideais para o tipo de fixação que o drywall demanda. São buchas específicas conhecidas no mercado como "buchas para ocos". Espécies de guarda-chuvas que, quando introduzidos fechados na cavidade, abrem-se em seu interior. É importante respeitar os limites de carga de cada bucha.


Para pesos leves e médios, a bucha indicada é a POC. Conforme o parafuso é apertado, a bucha se deforma até se tornar uma espécie de nó que gera o travamento de segurança. É indicada para prateleiras, saboneteiras, cozinhas, etc.


Para pesos médios e pesados, use a bucha Toggler bolt, que possui reforço de metal preso na parte interna da parede por meio de um guia plástico. É indicada para suporte de micro-ondas, armários de cozinha, etc.


Reprodução/The Family Handyman


Para cozinhas e banheiros, especificamente, indica-se a BAP-bucha auto-atarraxante para drywall, apropriada para instalação de barras de metal para pendurar utensílios de cozinha, toalheiro, arandelas, etc.


Para cortinas utilize a bucha especial PBG que possui abas que se abrem com o aperto do parafuso, gerando travamento seguro e perfeito. Indicada para fixar varal de teto, trilho de cortina e outros objetos leves em forros de gesso na vertical.


Cuidados


Antes de fixar é importante fazer o pré-furo, verificando o diâmetro da bucha na embalagem. (Fonte: Leroy Merlin)


Continue lendo