Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Desinsetização

Cuidados que você deve ter ao combater pragas domésticas

Redação Bonde
04 set 2012 às 12:27

Compartilhar notícia

- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Usada normalmente para definir uma série de males que acontecem a alguém, a palavra 'praga' pode também – perfeita e compreensivelmente – ser aplicada em relação aos animais sinantrópicos, aqueles que se adaptaram a viver junto ao homem, mesmo contra sua vontade. Pior que isso, ratos, baratas, formigas, pulgas, traças, carrapatos e moscas – que, por se reproduzirem com muita facilidade, são associados à palavra – causam vários prejuízos a seres humanos.

Para se livrar desse mal, a opção mais fácil foi, por muitos anos, a dedetização, baseada na eliminação dos animais por meio do inseticida DDT – Dicloro-Difenil-Tricloroetano, daí, o nome do método. O problema é que o uso do produto, usado para evitar problemas de saúde relacionados às pragas, causava outros riscos ao bem-estar físico dos humanos e animais domésticos que habitavam o local dedetizado.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Somado a isso, a crescente preocupação com o meio ambiente levou à proibição do uso do DDT em vários países na década de 70, passando a ser controlado nesses lugares. Banido do Brasil desde maio de 2009 – quando teve a importação, produção, armazenamento e comercialização proibidos –, a aplicação do inseticida passou a ser substituída por outras alternativas.

Leia mais:

Imagem de destaque
Avaliação do equipamento

Como escolher um bom umidificador de ar para enfrentar o tempo seco

Imagem de destaque
Confira as dicas

Inverno: Como lavar e secar as roupas de maneira correta

Imagem de destaque
Prevenção e cuidados

Confira dicas de especialista para deixar a casa limpa e aconchegante no inverno

Imagem de destaque
Prevenção

Compagas orienta sobre cuidados com aparelhos a gás durante os dias mais frios


Além de trazer novas técnicas, a proibição do uso do DDT mudou também a nomenclatura do método: desinsetização é o novo termo – que faz uso de outros produtos químicos que não o DDT –, ao invés da dedetização. Pelo novo jeito de se livrar dos animais sinantrópicos, mais que simplesmente afogar ratos e baratas em veneno, outras medidas complementares são adotadas, formando o que se chamou de Controle Integrado – e que, depois, evoluiu para Manejo Integrado de Pragas.

Publicidade


Entre as medidas complementares, outras ações – além da aplicação de produtos químicos – ajudam a controlar a proliferação das pragas. As recomendações são de ordem preventivas e corretivas. As primeiras têm o objetivo de melhorar as práticas de higiene e de armazenamento de comida; as segundas, de bloquear, fisicamente, a entrada dos sinantrópicos na casa.


Vedar possíveis pontos de entradas das pragas, como portas, janelas e ralos; consertar vazamentos em dutos de água e torneiras; cuidar na manipulação e armazenamento do lixo e aparar matos e gramas são alguns exemplo de ações preventivas e corretivas. Essas medidas, aliadas às aplicações de produtos químicos, compõem o Manejo Integrado de Pragas, que, de forma menos prejudicial à saúde e ao meio ambiente, combate às pragas.

Publicidade


Recomendações


Se você pretende desinsetizar sua casa, o ideal é contratar uma empresa especializada, nada de tentar aplicar os produtos por conta própria. Também não é aconselhável chamar os "Zé-Bombinhas" – apelido dado aos que aplicam inseticidas sem autorização nem os cuidados necessários, usando, muitas vezes, produtos inadequados – para eliminar as pragas.

Publicidade


O executor do trabalho deve usar equipamentos de segurança, como máscara, luvas e óculos. Principalmente depois da proibição do DDT em 2009, é preciso verificar também se o inseticida está registrado no Ministério da Saúde – informação que deve estar contida na embalagem.


Mais que aplicar os produtos químicos, é preciso atentar para as outras medidas preventivas e corretivas já citadas, para evitar a entrada de novas pragas. É sempre bom lembrar que, mesmo com inseticidas menos nocivos à saúde, o ideal é que animais e humanos – principalmente crianças – não estejam por perto durante a aplicação.

Após a ação do produto, o imóvel deve permanecer bem ventilado, com portas e janelas abertas, sendo aconselhável que as pessoas só retornem ao local após, pelo menos, seis horas depois da desinsetização, de acordo com as orientações do profissional. Utensílios domésticos, como, por exemplo, pratos e copos, devem ser lavados com detergente antes da utilização, para evitar contaminação pela ingestão do inseticida.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo