Com tantos feriados à vista, mais precisamente um em cada mês do ano (7 de setembro, 12 de outubro, 02 de novembro e 25 de dezembro), grande parte das famílias se preparam para deixar a cidade e aproveitar o tempo livre longe de casa. Há quem prefira se hospedar em hotel, mas também é muito comum nesses períodos do ano a procura pela locação de imóveis. Casa de praia e imóveis de campo são as opções mais requisitadas para aqueles que optam pelo "aluguel de temporada", na maioria das vezes, uma alternativa mais acessível financeiramente.
Mas é preciso muita cautela na hora de fechar o negócio e não transformar a diversão em prejuízo e dor de cabeça. Quem nunca ouviu falar em imóveis fantasmas divulgados em anúncios de jornal ou mesmo na Internet? Oportunistas se aproveitam do momento e aplicam golpes, oferecendo imóveis que não existem ou em péssimo estado.
Segundo Flavio Figueiredo, consultor em avaliações e perícias técnicas, da Daniel & Figueiredo Consultores Associados, é imprescindível visitar o imóvel ou então conhecer alguém que já tenha alugado. "É muito comum anúncios tentadores que prometem casas lindas a preços baixos. Desconfie imediatamente e verifique se realmente ela existe e as reais condições de conservação", alerta.
Leia mais:
Como escolher um bom umidificador de ar para enfrentar o tempo seco
Inverno: Como lavar e secar as roupas de maneira correta
Confira dicas de especialista para deixar a casa limpa e aconchegante no inverno
Compagas orienta sobre cuidados com aparelhos a gás durante os dias mais frios
Para o especialista, esse é apenas o primeiro passo. Existem vários fatores importantes que devem ser analisados para garantir uma temporada tranqüila.
Tome nota das dicas, arrume as malas e boa viagem!
- Visite o imóvel e conheça pessoalmente o locador. Jamais alugue um imóvel somente por foto e não feche negócio por telefone ou e-mail. Caso contrário recorra a indicações de amigos e parentes que já alugaram determinado imóvel.
- Faça uma vistoria detalhada e relacione todos os itens, desde utensílios domésticos, aparelhos eletrônicos, móveis e eletrodomésticos. Verifique a quantidade e o estado de conservação de cada item. Verifique também os chuveiros, piscina, sauna e banheiras de hidromassagem, caso existam.
- Faça uma pesquisa prévia do local e certifique-se de que a região possui vias de fácil acesso, ruas pavimentadas e que ofereçam comércios e serviços de acordo com sua necessidade, como: mercados, padaria, farmácia entre outros.
- Por outro lado, determinados comércios e serviços podem atrapalhar e tirar seu sono durante os dias de descanso, como: bares, feiras livres, oficinas e templos religiosos. Fique atento!
- Certifique-se também que a região não sofre com problemas de abastecimento de água na alta temporada e trânsito intenso.
- Exija um contrato que descrimine: a qualificação do locador e do locatário, a estrutura do imóvel, os itens que oferece e o estado de conservação, a forma de pagamento e a data de entrada e saída.
- Caso seja um imóvel de grande porte com um valor muito alto, vale a pena solicitar a vistoria de um profissional habilitado.
Fonte: Flavio Figueiredo, Diretor da Daniel & Figueiredo Consultores Associados.
Flávio Figueiredo é Engº Civil, pós-graduado em Avaliações e Perícias de Engenharia. Diretor da Daniel & Figueiredo Consultores Associados e membro das seguintes organizações: IBAPE/SP, Comissões de Peritos nomeadas pelos M.M Juízes das Varas da Fazenda Pública de SP para elaboração de Normas e desenvolvimento de estudos, Comissão de Direito Imobiliário e Urbanístico da OAB, Conselho Brasileiro de Construção Sustentável e Conselheiro da ACSP - Associação Comercial de SP.