Antes de envernizar ou aplicar esmalte na madeira, alguns procedimentos devem ser cumpridos. Os dois processos exigem um tratamento específico da superfície. De acordo com Valter Bispo, gerente de Produtos da Eucatex, seja qual for o caso, é necessário eliminar qualquer espécie de brilho, usando uma lixa de grana adequada, bem como remover partes soltas ou mal aderidas, raspando ou escovando a superfície. "Mas, para cada situação, deve-se adotar um procedimento", avisa. Confira quais são eles:
Envernizamento
Madeira nova - utilizar lixa de grana adequada para eliminar farpas. No caso de áreas secas, é necessário aplicar uma demão de seladora para madeira. Após a secagem, lixar com grana adequada e eliminar o pó.
Madeira nova resinosa - lavar a superfície com thinner, aguardar a secagem e repetir a operação. Lixar para eliminar farpas e, em seguida, limpar eliminando o pó.
Repintura - Lixar com grana adequada, eliminar o pó, seguir com o processo de repintura.
Aplicação de esmalte
Madeira nova: lixar com grana adequada para eliminação de farpas, aplicar um fundo nivelador para madeira e corrigir as imperfeições com massa para madeira. Após a secagem, lixar com grana adequada e eliminar o pó.
Madeira resinosa: lavar a superfície com thinner, aguardar a secagem e repetir a operação. Aplicar uma demão de fundo para madeira, lixar com grana adequada e eliminar o pó. Corrigir as imperfeições com massa para madeira.
Repintura: lixar com grana adequada e eliminar o pó. Corrigir as imperfeições com massa para madeira.
*As dicas são da Eucatex, que disponibiliza um serviço de atendimento através do SAC 0800 172100 para responder às dúvidas de consumidores e profissionais.