Após um longo período de exposição à chuva e ao sol, mesmo sendo propícios à exposição ao tempo, o piso, os móveis e os objetos da área externa precisam de cuidados especiais.
Madeira
Por mais que os móveis de madeira tenham o tratamento adequado, com acabamento resistente à umidade e radiação solar, com produtos específicos para esse fim, inclusive contra ataques de microorganismos, a melhor forma de conservá-los é protegê-los das intempéries (sol, chuva e umidade) quando não estão sendo utilizados, alocando-os em lugar coberto, ventilado e seco.
Leia mais:
Como escolher um bom umidificador de ar para enfrentar o tempo seco
Inverno: Como lavar e secar as roupas de maneira correta
Confira dicas de especialista para deixar a casa limpa e aconchegante no inverno
Compagas orienta sobre cuidados com aparelhos a gás durante os dias mais frios
É preciso, também, estar atento ao prazo para a manutenção e reaplicação periódica do produto, em geral, a cada dois anos. Para os pisos tipo deck, o prazo para reaplicação é menor, entre 12 e 18 meses.
"A madeira, que é uma matéria-prima orgânica, modifica-se no dia a dia. O aparecimento de fendas, rachaduras e o escurecimento fazem parte do seu processo natural. Com as variações de temperatura, a umidade e as mudanças climáticas tudo isso fica mais evidente, inclusive, com a retração e dilatação da madeira", explica a arquiteta Andréa Parreira.
Alumínio
Os produtos de alumínio, também muito utilizados em áreas externas, são bastante resistentes à oxidação proveniente da umidade e não sofrem tanto com as corrosões. "Para conservá-los novos por muito mais tempo, a dica é guardá-los limpos e secos após o uso e usar preventivamente os polidores de alumínio, que retardam o surgimento de manchas", diz a arquiteta.
Fonte: Imóvelweb