Um guia feito por Laura Gaskill em colaboração com a Houzz separa uma rotina de cada cômodo da casa com uma tarefa para cada dia. Com uma semana dedicada a cada ambiente da casa, é possível deixá-la limpa e organizada como nova. Já mostramos como organizar a limpeza da cozinha em sete passos e como organizar uma limpeza profunda na cozinha.
Veja agora como organizar a lavanderia em 7 passos.
Não importa se sua máquina de lavar possui um ambiente próprio ou está escondida em um cantinho: esse plano pode ser seguido por todos parar renovar o espaço da lavanderia.
Leia mais:
Como escolher um bom umidificador de ar para enfrentar o tempo seco
Inverno: Como lavar e secar as roupas de maneira correta
Confira dicas de especialista para deixar a casa limpa e aconchegante no inverno
Compagas orienta sobre cuidados com aparelhos a gás durante os dias mais frios
Dia 1: máquinas de lavar e secar
Passei um pano de microfibra ou uma esponja úmida no exterior e interior das máquinas de lavar e secar. Remova as gavetas de detergente da lavadora e limpe-a com água quente. Coloque um copo ou dois de vinagre branco na máquina e ligue-a no ciclo mais quente, sem nada dentro. Já na secadora, remova o filtro e remova os fiapos em excesso do espaço onde ele é inserido.
Dia 2: desapego e limpeza
Livre-se dos pacotes de detergente vazios e tudo que já passou da validade. Em seguida, passe aspirador de pó no ambiente, inclusive atrás e embaixo dos eletrodomésticos e móveis. Lave os apetes e use um spray multiuso nos balcões, prateleiras e portas. Esfregue o chão.
Dia 3: organização
Separe os produtos da lavanderia em duas categorias: de uso diário, ou usado em situações especiais – como para remover manchas específicas. Guarde os de uso diário, como detergente, mais próximos da máquina de lavar e os menos usado nas prateleiras mais altas. Caso lave peças de roupa em um tanque, monte uma cesta com os produtos usados para isso e deixe-a perto dessa área. Arranje um pote para coisas que são esquecidas em bolsos de calças e casacos, para que estes não sejam esquecidos na prateleira.
Dia 4: compras
Confira seus produtos de limpeza e faça uma lista de tudo que precisa ser comprado. Considere incluir outros itens à lista: uma prancheta ou tábua de cortiça, pendurados na parede, podem ser usados para exibir instruções de lavagem de peças específicas e até um pequeno guia para remoção de manchas. Um kit de costura é essencial para fechar pequenos buracos e costurar botões caídos. Cabides para pendurar as peças delicadas enquanto secam também são uma boa pedida.
Dia 5: estilize
Um vaso com flores frescas ou uma prateleira acima da máquina de lavar podem trazer estilo ao espaço. Até mesmo o saco de roupas sujas, quando estampado, inova o décor.
Dia 6: lista
Observe o trabalho feito e faça uma lista de tudo que você gostaria de mudar ou adicionar na lavanderia. Pense até mesmo em possíveis reformas, ou medidas que à longo prazo tornarão o processo de lavagem das roupas mais simples e prático.
Dia 7: rotina
Estabeleça uma rotina para manter a lavanderia – e a lavagem de roupas – sempre em dia. Separe as roupas por cores e tecidos, mantenha o que deve ser lavado a mão em um cesto separado e procure deixar a porta do ambiente aberto para evitar o acúmulo de umidade. Defina dias para limpar o filtro da secadora e também o ambiente.