Os cuidados para evitar o descascamento das superfícies devem começar no início da obra, já que este problema pode ocorrer por vários motivos, inclusive por equívocos cometidos no momento da primeira pintura. Falta de aderência do produto utilizado devido à presença de pó ou umidade na superfície a ser pintada e a falta de diluição da tinta são muito frequentemente causadoras de descascamentos, que também podem acontecer quando a pintura é executada sobre superfícies soltas ou com pinturas a base de cal, sem preparação prévia adequada.
Não diluir a tinta ou diluir mais que o recomendado ou mesmo utilizar tinta de baixa qualidade também são fatores que podem provocar o descascamento.
Para evitar o descascamento, confira as dicas:
Leia mais:
Como escolher um bom umidificador de ar para enfrentar o tempo seco
Inverno: Como lavar e secar as roupas de maneira correta
Confira dicas de especialista para deixar a casa limpa e aconchegante no inverno
Compagas orienta sobre cuidados com aparelhos a gás durante os dias mais frios
1 - O procedimento mais adequado consiste em, primeiro lugar, raspar e lixar toda superfície a ser pintada, eliminando pontos descascados e tomando o cuidado de depois remover todo o pó resultante dessa operação.
2 - Em seguida, deve-se aplicar uma demão de fundo preparador de paredes, indicado para superfícies que apresentam baixa coesão, pois possui excelente poder de aglutinação de partículas soltas.
3 - Após a secagem do fundo preparador, aplique massa acrílica (áreas internas ou externas) ou massa corrida (somente áreas internas que não tenham contato com água e vapor) para corrigir as imperfeições.
4 - Novamente lixe e limpe o espaço com um pano úmido, eliminando totalmente
pó.
Com esses procedimentos as superfícies estarão aptas para receber a tinta,
de preferência em duas a três demãos.