Transformar a cobertura de uma construção em jardim. através do conceito de cobertura verde, exige um projeto de impermeabilização adequado. O engenheiro José Miguel Farinha Morgado, gerente de negócios da Denver Impermeabilizantes, explica que um bom projeto de impermeabilização e um sistema de drenagem são necessários para evitar infiltrações e preservar a saúde das plantas. "Como a água da chuva pode ensopara a terra em excesso, a drenagem direciona a água para o sistema pluvial, retardando sua ida para os rios. é imprescindível fazer um teste de estanqueidade da água para ter a certeza de que a laje está perfeita e sem vazamentos", determina José Miguel.
Para construir uma cobertura verde, o local deve ter uma altura mínima de 40 cm para distribuir a terra e montar o jardim. No espaço, define-se a área total destinada ao jardim e as áreas disponíveis para a circulação. Para separar ambas e isolar a terra, são construídas muretas. Com as áreas do jardim definidas, basta aplicar os impermeabilizantes no interior das muretas e ele estará pronto para receber a terra.
Uma cobertura verde deve garantir durabilidade e funcionalidade por anos, exigindo portanto uma longa e perfeita impermeabilização. Impermeabilizantes usados nessas áreas precisam combinar resistência ao funcionamento dinâmico com mantas asfálticas modificadas com polímeros, juntamente com resistência a raízes com um herbicida, aditivo de base ácida de gordura fenólica.