Quem não gosta de ter a casa sempre perfumada? Uma ótima opção para manter os ambientes com aquele cheirinho agradável são os aromatizadores de vareta. Porém, o preço cobrado por algumas marcas podem fazer o consumidor desistir da ideia. Para sair do impasse, a solução é produzir em casa seus aromatizadores. Mesmo não industrializados, eles são simples de fazer, econômicos e duradouros.
A artesã Bethânia Freitas conta que o tempo médio de duração dos aromatizadores é de dois a três meses. Neste período em que o odor perde intensidade ao longo das semanas.
Faça você mesma
O aromatizador renova o ambiente, pode ser um bom complemento de renda e ainda surpreende como presente criativo. Veja o que você precisa e siga o passo a passo para ter o seu.
Ingredientes:
- 170 ml de álcool de cereais
- 50 ml de essência da sua preferência
- 30 ml de água filtrada ou água deionizada
- Corante alimentício à vontade
- Frasco com tampa para aromatizador
- 4 varetas de madeira
- Fita, adesivo, saquinho de tule pra embalar e o que mais preferir para decorar
Modo de fazer:
Misture o álcool, a essência e a água em um frasco e mexa levemente com uma colher. Bethânia recomenda o uso de utensílios de plástico.
Em seguida, adicione o corante de acordo com a sua preferência de intensidade da cor.
Coloque a mistura na embalagem final com o auxílio de um funil.
Por fim, coloque as varetas e decore. Como Bethânia tem sua própria marca, ela faz seus adesivos em gráfica, mas você pode deixar a embalagem neutra e amarrar fitas. O mais importante é a soltar a imaginação e decorar como preferir!
*Essa receita rende cerca de 250 ml.
Outras dicas